A Assembléia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei de autoria da Deputada Marta Gonçalves instituindo o município de Aquiraz como Cidade Protetora das Tartarugas Marinhas. Segundo a deputada, vem sendo desenvolvido no município de Aquiraz um importante projeto de preservação desses animais marinhos, com o acompanhamento da desova e soltura de tartarugas marinhas em seis praias do litoral do município, realizado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão de Cultura de Aquiraz (Apremace), com apoio da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceiros da iniciativa privada.
“A Apremace também vem realizando um processo de inclusão com a participação de crianças com deficiência na observação da soltura dos filhotes de tartarugas para o mar. Um projeto que está sendo conhecido e reconhecido pela sociedade cearense, e de outros estados da federação,” destacou a parlamentar. Ela pontua que agora, através de lei, o projeto fortalecerá mais ainda a conservação e monitoramento do ciclo de vida das tartarugas marinhas, tendo em vista que estão sujeitas à captura, dano ou mortalidade como conseqüência, direta ou indireta, de atividades humanas.
O monitoramento é realizado pela equipe de profissionais da Apremace, no período diurno, em oito praias. Esse monitoramento consiste na busca de rastros de subida das tartarugas na areia e a demarcação da chamada “cama de desova”, onde os ovos são depositados. As praias de Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha e Japão são monitoradas diariamente. Enquanto as praias do Batoque e Porto das Dunas são monitoradas a cada dois dias.
De acordo com o presidente da Apremace, Carlos Mariano, as tartarugas marinhas são muito importantes para os ecossistemas marinhos, pois são fontes de alimento para diversos animais, consumidores de organismos marinhos e servem como substrato para outras espécies, ou seja, outros organismos podem viver sobre as tartarugas, como por exemplo, as cracas e plantas que são encontradas sobre o casco.
Segundo ele, no ano de 2022 foi criado, por meio da Apremace, o Projeto de Manejo Costeiro, Mitigação, Conservação e Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Litoral da Cidade de Aquiraz, intitulado projeto ‘Amigo do Mar’, que tem como finalidade, monitorar e proteger as tartarugas que aparecem no litoral do município. Hoje, para garantir a conservação das tartarugas marinhas do litoral de Aquiraz, o projeto conta com assessoria de dois biólogos, uma oceanógrafa, com especialidade em tartarugas marinhas, e atual coordenadora do projeto, um educador ambiental e três auxiliares que monitoram semanalmente os ninhos.
“Para nós, é um sonho realizado ter reconhecimento a nível estadual, através do projeto da Deputada Marta Gonçalves. Agradecemos, por sua dedicação e confiança no trabalho realizado pela nossa instituição. Acredito que com esse reconhecimento ao município de Aquiraz, poderemos proteger e garantir uma maior eficiência na reprodução das tartarugas marinhas, aumentando significativamente a quantidade de nascimentos e de taxa de sobrevivência dos filhotes”, finalizou.