Mesa Brasil já distribuiu cerca de 3,5 milhões de kg de alimentos em 2023

economia nacional

Maior banco de alimentos do País, o Mesa Brasil Sesc já chegou próximo à marca de 3,5 milhões de quilos de doações em 2023, num trabalho de combate à fome e ao desperdício que busca reduzir a insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos há mais de duas décadas no Ceará.

Os dados são de janeiro a setembro deste ano, período que contabilizou exatos 3.496.461,166 kg de alimentos não-perecíveis advindos da colaboração de 321 doadores cadastrados e destinados a 661 instituições sociais ativas.

Além de realizar uma ação de solidariedade, os parceiros doadores, muitos deles pessoas físicas, que podem doar via Pix, até pessoas jurídicas, que vão das microempresas às grandes, como redes de supermercados, atacados, frigoríficos e granjas, entre outras, acabam recebendo benefícios em troca”, explica Lidiane Fernandes, coordenadora do Mesa Brasil Ceará.

Entre essas “contrapartidas”, lembra ela, podem ser obtidos incentivos fiscais, redução de custos com descarte de produtos, ações educativas relacionadas ao tema da segurança alimentar e nutricional, carretas odontológicas e atividades culturais diversas.

Sobre o Programa
O Mesa Brasil é responsável por coletar doações de empresas parceiras e distribuir alimentos para  instituições sociais cadastradas espalhadas por todo o Ceará. Após uma rigorosa seleção e avaliação da qualidade, os alimentos são entregues de acordo com as preferências dos doadores.

O programa conta com uma equipe técnica e operacional para garantir a eficiência na coleta, distribuição e monitoramento das doações, dispondo de bancos de alimentos em diferentes regiões do Estado, incluindo Fortaleza, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte.