Projeto Caminhando Juntos une gerações em torno do surfe

economia esportes

No cenário da famosa Praia do Futuro, uma iniciativa está quebrando barreiras geracionais e cumprindo uma importante função social junto a idosos e jovens da cidade de Fortaleza. O Caminhando Juntos é um projeto que busca transformar a vida de pessoas de todas as idades, promovendo uma valiosa interação entre as diferentes gerações.

A ação, desenvolvida no âmbito do Trabalho Social com Idosos (TSI), do Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, tem como objetivo promover atividades que aproximem os idosos da juventude, enriquecendo suas vidas com experiências únicas. E neste ano, em edição ocorrida nos meses de agosto e setembro, o Caminhando Juntos formou uma parceria junto ao Instituto Povo do Mar (Ipom), que atua com crianças, adolescentes e jovens dos territórios das Praias do Futuro e do Caça e Pesca.

O Ipom, conhecido por suas atividades na praia, incluindo o surfe, abraçou a ideia de unir longevos a pessoas com menos vivência, mas dispostas também a ensinar. Assim, sob o sol e as ondas do mar da capital cearense, idosos, muitos dos quais nunca haviam experimentado o surfe, se mostraram maravilhados com a experiência que lhes foi proporcionada.

É o caso da aposentada Regina Célia Pereira, que aos 63 anos afirma ter vivido momentos especiais, de aprendizado mútuo, o que, para ela, demonstrou que a idade é apenas um número quando se trata de construir laços significativos. “Foi uma experiência maravilhosa que o Sesc ofereceu para a gente. Foi lindo poder aprender com aqueles adolescentes, que, mesmo necessitados de carinho e atenção, puderam nos ensinar muito, pois conhecem bem a natureza“, relata.

O encontro entre as duas gerações se revelou emocionante, à medida que compartilhavam risadas e histórias de vida. A sinergia entre os idosos e os jovens surfistas foi palpável, mostrando que a idade é apenas um número quando se trata de construir laços significativos.

A supervisora interina do TSI do Sesc, Isadora Catunda, expressa sua gratidão pela parceria com o Instituto Povo do Mar. “Esta colaboração demonstra que, com criatividade e disposição para inovar, podemos construir pontes para a promoção das relações intergeracionais e apresentar novas possibilidades para a vida de pessoas idosas“, conta ela.