Com a promoção de uma série de serviços gratuitos e da escuta ativa da população, a Câmara Municipal realizou a sétima edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara” na Praça da Cruz Grande, no bairro Serrinha. Localizada na Regional 8, o encontro possibilitou a aproximação da população local com o Poder Legislativo, por meio da oferta de serviços gratuitos e da escuta ativa realizada pela Ouvidoria.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), destacou o sucesso do projeto, com a grande adesão da população, evidenciado pela participação de mais de 12 mil pessoas nas edições anteriores.
“Chegamos hoje à Regional 8, aqui na Serrinha, que é um bairro muito especial para mim, conheço as pessoas daqui, tenho militância aqui e trazer a Câmara para cá é um compromisso que assumimos lá atrás. Já estamos na sétima edição e o projeto é um sucesso absoluto. Na última edição nós atendemos quase 2.500 pessoas só num sábado de manhã e a nossa expectativa é que hoje nós possamos inclusive superar esse número, haja vista que a cada edição do projeto novas instituições se somam a este projeto. Hoje, por exemplo, nós temos aqui a Enel, com um balcão de atendimento à população. É um avanço e conquista para a população”, ressaltou.
O presidente destacou ainda a importância da escuta ativa da população e reforçou o compromisso de visitar as 12 Regionais de Fortaleza. “Nós iremos percorrer as 12 regionais com o compromisso e com a vontade de fazermos mais, pois é muito gratificante para a Câmara e para os vereadores estar nos bairros, ouvindo o cidadão, as suas queixas, as suas reclamações para que assim a gente possa trabalhar melhor dentro da Câmara Municipal atendendo a expectativa do fortalezense”, afirmou.
O morador do bairro, senhor Adenilson, aproveitou o evento, para buscar atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ele que veio solicitar a segunda via da certidão de casamento reforçou a importância de ter esses serviços no bairro.
“É essencial ter esses serviços no bairro. Na verdade, por conta da capacidade que ele tem de agregar a comunidade, pois tem muitas pessoas que não tem acesso a esses serviços e não tem tempo de buscar. Então está sendo um benefício muito importante para a comunidade esse trabalho da Câmara”, apontou.
Além de todos os serviços já proporcionados pela Casa do Povo, a Enel e Cagece estiveram presentes no evento, possibilitando a negociação de dívidas, emissão de segunda via, entre outros atendimentos.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT) e dos vereadores Paulo Martins (PDT), Adail Júnior (PDT), Moura Taxista (PSB), Professor Enilson (Cidadania), Luciano Girão (Progressista), Juscelino Pinheiro, Bruno Mesquita (PDT), Raimundo Filho (PDT) e Erivaldo Xavier (PSDB).
Veja quais serviços foram ofertados na Serrinha:
Ouvidoria da CMFor
Escuta ativa da população, com a formalização de sugestões que serão encaminhadas aos parlamentares.
Emissão de documentos
Título de eleitor, Bilhete Único, CPF, carteira de trabalho, cartão do idoso e Bilhetinho.
Atendimento
Consulta do IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, atendimento para dúvidas trabalhistas, oficinas, orientações sobre o MEI e Feira de Negócios para pequenos empreendedores.
Saúde
Multivacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão, orientações sobre diabetes, câncer de mama e realização da campanha Dezembro Vermelho, que como intuito alertar e conscientizar a população sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Educação
EPFOR: contribuir para qualificação, aperfeiçoamento e treinamento dos vereadores, servidores, assessores e cidadão em geral, a fim de engrandecer as atividades institucionais do Poder Legislativo e aproximar a sociedade do Parlamento. E a Biblioteca José de Alencar para consultas de publicações do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos da Escola do Parlamento (EPFor) e palestras, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito.
Cultura, lazer e esporte
Oficinas de dança, músicas, apresentações de teatro, oficinas de grafite, atividade recreativas para crianças e campeonato de futebol.
Cuidados para o seu pet
Testagem para calazar, vacinação antirrábica e atendimento veterinário.
Procuradoria da Mulher
Orientações e agendamento de atendimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, discriminação e direitos à igualdade de gênero.
Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica
O EDHAL ofertará orientação jurídica para demandas individuais, espontâneas e coletivas, além de acompanhar os casos, mediante agendamento.
Enel
Troca de Lâmpadas, dicas de economia, além dos atendimentos comerciais (parcelamento, troca de titularidade, enquadramento baixa renda, dentre outros serviços).
Cagece
Negociações de débito, alteração de titularidade, negociação de dívidas, emissão de segunda via.