O prefeito Sarto entregou, nesta sexta-feira (15/12), mais de 2 mil certificados aos estudantes concludentes de 39 cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. O evento de entrega aconteceu no Teatro Municipal São José e foi realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará). Esta é a 9ª certificação do Programa e faz com que Fortaleza se destaque nacionalmente no incentivo à capacitação para o mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Durante a entrega dos certificados, Sarto agradeceu a parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Senai, e também destacou a importância da capacitação para a geração de empregos e a movimentação da economia na cidade.
“Nossa meta é atingir, até dezembro do ano que vem, 15 mil jovens capacitados entrando no mercado de trabalho, produzindo em diversos setores da economia de Fortaleza. Isso se soma ao esforço que a Prefeitura tem em capacitar não apenas a juventude, mas diversos públicos através do Nossas Guerreiras, do Fortaleza Capacita e do Meu Carrinho Empreendedor. Com isso, o município gera mais oportunidades de emprego e movimenta a economia”, afirmou.
Os 39 cursos realizados pelo Senai Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos, e possibilitam a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Fortaleza + Futuro começou em março de 2022 e já formou mais de 8.815 mil profissionais para o mercado de trabalho.
Jovildes Teixeira é pedagoga e atualmente busca se recolocar no mercado de trabalho. Para isso, ela realizou o curso de Excel intermediário. Além disso, ela pretende empreender, e também fez um curso de confecção de docinhos. Para ela, se qualificar constantemente é essencial.
“Estou buscando esses cursos justamente para me qualificar e ir atrás das oportunidades. Você tem que tentar uma coisa ou outra. Se não der certo na minha área eu ainda posso utilizar o Excel para os docinhos porque tenho que analisar os custos e precificar. Eu não estou podendo pagar um curso de qualificação, então foi muito boa essa oportunidade”, explicou ela.
Ao todo, o Programa conta com 381 turmas realizadas nas unidades do Senai em Fortaleza, nos bairros Centro, Barra do Ceará e Parangaba. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 15 mil pessoas até 2024, que têm acesso à qualificação profissional em eixos como: meio ambiente; gastronomia e produção de alimentos; produção cultural, design e vestuário; informação e comunicação; tecnologia da informação; infraestrutura e construção civil; energia renovável; refrigeração; manutenção em geral e gestão.
“Os cursos foram feitos por meio de um diagnóstico de quais as necessidades que o mercado precisa para que a gente pudesse ser bem assertivo nessa qualificação. Eles foram bem estruturados para que o aluno possa entrar no mercado de trabalho ou até empreender. É um momento muito importante hoje, final de ano, poder celebrar a educação”, ressaltou Paulo André Holanda, diretor regional do Senai.
Como destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, novas turmas devem ser abertas a partir do dia 3 de janeiro. Os interessados devem realizar matrícula pelo site Fortaleza + Futuro. “Chegamos ao final do ano com quase 10 mil certificados entregues. É muito gratificante a gente ver que são oportunidades novas na vida das pessoas. São cursos novos, com aprendizados diferentes, que continuam ano que vem”, apontou.
O auxiliar em refrigeração Jovildes Teixeiras fez curso de auxiliar em mecânica e refrigeração como forma de aprender e conquistar mais espaço no seu atual emprego. “É uma oportunidade de se renovar, sempre melhorando, porque o mercado pede uma constante renovação. E o Senai é uma instituição muito bem conceituada, professores bem qualificados, eu recomendo”, disse.
Estiveram presentes no evento o vereador e suplentes Márcio Martins, Juninho Aquino, Dummar Ribeiro e Audizio Oliveira, além dos secretários Sócrates Cabral e Isaac Andrade.