Essenciais para atuação em situações de princípio de incêndio, novos equipamentos de proteção individual (EPIs), foram entregues à 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Um treinamento para orientar o efetivo sobre o uso desses EPIs também foi realizado, nesta semana.
O comandante da 1ª Companhia de Bombeiros, coronel Leandro Nogueira, participou do treinamento e destacou a importância dos equipamentos para as atividades.
”A Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira, kits de EPIs que incluem capacetes, luvas, capa, calças, balaclavas e equipamentos de proteção respiratória, que são fundamentais para proteger as vias respiratórias nas operações de combate a incêndio”, adiantou.
Com esses itens, segundo o comandante, os bombeiros podem atuar da maneira mais eficaz possível e com toda a proteção na hora de uma ocorrência. “O nosso efetivo recebeu uma melhoria na prática desse tipo de atividade. O Corpo de Bombeiros atualmente tem técnicas para que o bombeiro possa se equipar da maneira mais rápida e mais correta possível para combater o sinistro de forma mais eficiente”, reforçou.
O major Filipi Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), foi quem conduziu o treinamento no começo da semana. De acordo com ele, a iniciativa visou capacitar o efetivo de bombeiros da Alece para o uso dos equipamentos de proteção individual.
”Esses equipamentos permitem aos bombeiros entrarem em zonas de incêndio ativo, com muito fogo e fumaça. Para esse tipo de ação, é necessário capacitar os bombeiros para o uso correto dos equipamentos e apresentar como é que funciona o mecanismo de atuação deles. Dentre as orientações, falamos sobre os testes feitos nos equipamentos. Diariamente, quando vai assumir o serviço, o bombeiro deve testar os equipamentos para que ele esteja apto para atuar nas ocorrências”, explicou o major Filipi Ribeiro.