Os foliões que pretendem aproveitar o período do carnaval a conhecer e zelar pela exuberante biodiversidade que existe no Maciço de Baturité, em Guaramiranga, terão opções para interagir a natureza, é o que promete os organizadores do Festival Jazz & Blues.
O festival esse ano, acontecerá de 10 a 13 de fevereiro, em parceria com entidades governamentais, oferece uma série de atividades ambientais gratuitas. A programação conta com blitz ecológica, trilha, exposições, observação de pássaros e visita a parques ecológicos.
No sábado, dia 10, a partir das 15h, uma Blitz Ecológica recepcionará os visitantes próximo ao pórtico de entrada da cidade, para despertar a conscientização ambiental sobre os cuidados com o meio ambiente. Haverá distribuição de mudas de plantas nativas, orientações para o descarte correto do lixo e informações sobre o festival ao som de muito jazz.
reflorestamento da região serrana
Serão plantadas mil mudas nativas de ipê no Parque Estadual do Pico Alto, no Sítio Cocão, na zona rural de Guaramiranga, que é um dos principais pontos turísticos da região. O espaço é uma das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais do Maciço e a ideia é formar a Alameda de Ipês, que trará ainda mais beleza para o local. O plantio será realizado no sábado e no domingo, dias 10 e 11, das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h30.
Outro espaço que faz parte do UCs é o Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja. Nele, o visitante tem a oportunidade de conhecer tudo sobre o Periquito Cara-suja, que é uma ave exclusivamente nordestina (endêmica) e atualmente é encontrada em apenas três pontos do Estado do Ceará. É possível acompanhar os filhotes de Periquito Cara-suja, direto das caixas-ninho, através de câmeras, ao vivo, e assistir ao cordel sobre o pássaro, realizado pelo Projeto Brigada da Natureza, da ONG Aquasis. Para quem gosta de observar pássaros na natureza, no REVIS acontecerá o Vem Passarinhar, no sábado e no domingo, de 6h às 8h e das 16h às 18h. É só chegar!
No sábado e no domingo, também no REVIS, serão realizadas Trilhas Ecológicas para o visitante conhecer mais sobre a biodiversidade da região. No sábado, será das 14h às 16h, e no domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para participar, basta efetuar a inscrição no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que estará no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga, inclusive com a presença da sua Ouvidoria, durante todos os dias do evento, das 14h às 22h.
Jazz e blues
A abertura oficial do festival será na noite de sexta-feira, dia 9, e nos quatro dias seguintes haverá shows e bate-papo com artistas para o público em geral, além de oficinas para alunos de música de Guaramiranga. Toda a programação é gratuita, mas para os shows das 21h, o bilhete deverá ser retirado na plataforma Sympla, a partir do dia 1° de fevereiro. Para cada show, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa.
Ações ambientais
Blitz Ecológica – Dia 10, a partir das 15h, próximo ao pórtico de entrada da cidade
Plantação de 1000 mudas de ipês – Dias 10 e 11, das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h30, no Parque Estadual do Pico Alto (Sítio Cocão, zona rural de Guaramiranga).
Trilha Ecológica – Dia 10, das 14h às 16h, e dia 11, das 10h às 12h e de 14h às 16h no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja (Sitio Batalha, S/N – zona rural de Guaramiranga). Inscrição gratuita no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro). Horário de funcionamento do Estande da SEMA: De 10 a 13, das 14h às 20h.
Vem Passarinhar – Dias 10 e 11, de 6h às 8h e das 16h às 18h, no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja (Sitio Batalha, S/N – zona rural de Guaramiranga).
Mostra Previna – Dias 10 e 11, das 10h às 17h, na Praça do Teatro Municipal de Guramiranga.
Exposição Animais Taxidermizados – De 10 a 13, das 10h às 20h, no Espaço Cultural Juarez Barroso (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, ao lado do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro).