Sarto entrega posto itinerante para reforçar atendimento pediátrico

política

O quarto posto itinerante do Programa Vem Saúde, foi entregue pelo prefeito José Sarto, nesta quarta-feira (07/02). A unidade móvel terá como foco o atendimento ao público infantil nos próximos meses. Localizado ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no Jóquei Clube, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Devido ao aumento, no período sazonal, de crianças que apresentem quadros de viroses respiratórias, que podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a demanda por serviços de saúde e atendimentos pediátricos aumenta. O que torna o foco no público infantil uma medida de prevenção, de acordo com Sarto.

“Em março do ano passado foram registrados 10 mil casos de doenças respiratórias sazonais desse período de chuvas. Então estamos nos antecipando com essa ação para garantir esse atendimento. A equipe vai trabalhar conectada ao Hospital da Criança, atendendo casos mais leves, com capacidade para até mil crianças por mês. Com isso, nós desafogamos o hospital e damos mais celeridade aos casos, atuando preventivamente ao período chuvoso”, detalhou.

Durante os próximos três meses ou de acordo com a necessidade, a carreta inaugurada atenderá, excepcionalmente, o público infantil. Apesar da mudança de público, o tipo de atendimento segue o mesmo, com casos leves a moderados. O secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo, deu detalhes sobre o fluxo de atendimento.

“Já é uma tendência natural da mãe levar a criança ao hospital, independente da gravidade. As crianças que chegarem ao HCF e tiverem o perfil de atenção primária serão direcionadas para a carreta, evitando que a mãe se desloque até um posto de saúde. Se houver necessidade de internação, o paciente volta ao hospital. Aqui nós fazemos também os exames, que são recebidos em até duas horas, agilizando o atendimento dessas crianças”, explicou ele.

As outras três carretas em funcionamento estão substituindo postos de saúde que estão sendo requalificados: no Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Álvaro Weyne (posto Floresta) e Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente). Ao todo, o programa Vem Saúde contará com 6 carretas.