Ao longo dos cinco finais de semana do Ciclo Carnavalesco 2024, o projeto Re-ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, foi responsável pela coleta de 5,4 toneladas de resíduos recicláveis. A operação especial nos dias de festa gerou aproximadamente R$ 29 mil em renda para associações de catadores credenciadas. Durante o Carnaval, a operação do Re-ciclo se concentrou no sábado e no domingo no Aterrinho da Praia de Iracema e coletou 1,2 tonelada de materiais recicláveis.
“Tivemos a participação de 28 catadores durante todo o ciclo, nos polos do Mercado dos Pinhões, da Praça do Ferreira e da Praia de Iracema. Com a coleta, conseguimos gerar R$ 29 mil para os catadores, com a renda direta, referente às diárias pelos serviços prestados, e com a renda indireta, correspondente à venda dos materiais coletados. E, com isso, continuamos no caminho da realização de eventos sustentáveis”, afirma Nirlania Diógenes, gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova).
Dos itens coletados, são cerca de 3,7 toneladas de vidro, 800 kg de plástico, 400 kg de papel e papelão, e 400 kg de metais.