A Barra do Ceará, bairro mais antigo de Fortaleza é considerado o berço histórico do Estado, por onde se iniciou a colonização do território. A localidade também será pioneira ao receber o 1º Museu Orgânico da Capital, localizado no Espaço Gastronômico Cultural Albertu’s Restaurante. O estabelecimento tradicional do bairro, representa não só os sabores da gastronomia regional, como também a memória, o afeto e a resistência.
Para o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, há uma simbologia no fato do 1º Museu Orgânico em Fortaleza, ser localizado na Barra do Ceará, principalmente por estar ligado historicamente ao litoral, aos caminhos coloniais da navegação que formam um dos últimos ciclos de incursão no continente americano.
“A Capital do Estado é uma vitrine do território, portanto, esse território tem que ser integrado através de formação de rede, e os Museus Orgânicos são uma rede cultural da memória dos fazeres e saberes desse povo cearense”, observa
Este será o 15º museu orgânico de uma rede de fomento à tradição. O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, e em parceria com a Fundação Casa Grande, inaugura o espaço, no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 09h.