Ansiedade Infantil: Saiba identificar e tratar problema que chega cada vez mais cedo

economia

A ansiedade não é exclusiva dos adultos; crianças também podem experimentar sentimentos intensos de preocupação e medo que afetam seu bem-estar emocional. Reconhecer os sinais de ansiedade nas crianças e fornecer o apoio adequado é fundamental para ajudá-las a enfrentar esses desafios.

E essa condição das mais preocupantes costuma relacionar-se com um outro grave problema, frequentemente negligenciado pelas populações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, uma estimativa indica que algo em torno de 3% das crianças de 6 a 12 anos e 5% dos adolescentes de 13 a 18 anos sofram de depressão.

Para especialistas, o papel dos pais é essencial para uma boa saúde mental dos pequenos. “Estar atento aos sinais de ansiedade nas crianças e fornecer o suporte adequado é essencial para promover o seu bem-estar emocional e desenvolvimento saudável. Com paciência, compreensão e as estratégias certas, é possível ajudá-las a enfrentar esse momento que pode vir a acontecer”, comenta a psicóloga do Núcleo Sesc Saúde da unidade Fortaleza, Alissa Costa Venuto.

A seguir, confira dicas importantes para detectar e tratar a ansiedade infantil:

  1. Esteja Atento aos Sinais:

– Recusa Escolar: Evitar a escola ou expressar preocupações excessivas sobre separação dos pais pode ser um sinal de ansiedade em crianças;

– Sintomas Físicos: Dores de cabeça, dores de barriga, náuseas e fadiga inexplicável podem estar relacionados à ansiedade infantil.

  1. Comunique-se de forma aberta:

– Incentive um ambiente onde as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações.

– Use linguagem adequada à idade e seja empático ao discutir sobre emoções e ansiedade com as crianças.

  1. Promova um estilo de vida saudável:

– Priorize uma dieta balanceada, sono adequado e atividade física regular para promover o bem-estar emocional das crianças.

– Reduza a exposição a estressores externos, como excesso de tela e pressão acadêmica, que podem contribuir para a ansiedade infantil.

  1. Procure ajuda profissional quando necessário:

– Se os sintomas de ansiedade persistirem e interferirem nas atividades diárias da criança, consulte um profissional de saúde mental.

– A psicoterapia infantil pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de enfrentamento.

  1. Mantenha-se conectado:

– Mantenha uma comunicação aberta com os professores e cuidadores da criança para garantir um apoio consistente em casa e na escola.

No Sesc
Nas unidades Sesc Fortaleza e Juazeiro do Norte, em seus Núcleos de Saúde, o público pode contar com o serviço de Psicologia. O atendimento auxilia os pacientes – de todas as idades – na busca pelo autoconhecimento, no enfrentamento de conflitos e emoções pessoais, reduzindo o sofrimento psicológico e proporcionando uma nova perspectiva do mundo e das pessoas. Confira opções no serviço abaixo.

 

SERVIÇO:

Psicologia – Núcleo Sesc Saúde / Unidade Fortaleza

Horários de atendimento: Segundas e quartas – das 8h às 20h / Terças e quintas – das 7h às 16h / Sextas – das 7h30 às 18h

Agendamentos: (85) 3464-9303 / (85) 99662-9148 (WhatsApp)

Onde: Rua Clarindo de Queiroz, 1740. Centro. Fortaleza-CE

Psicologia – Sesc Juazeiro

Dias/Horários: Segundas e sextas – das 8h às 12h / Quartas-feiras – das 10h às 14h / Terças e quintas – das 15h às 19h

Agendamento de consultas: (88) 99995.2425 / (88) 3512.3355

Onde: Rua da Matriz, 227. Centro. Juazeiro do Norte-CE