O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se reuniu com os presidentes dos partidos que compõem a base aliada para debater estratégias para as eleições municipais. Após o encontro, o pedetista reafirmou seu otimismo para a disputa, quando pretende eleger 30 vereadores de seu grupo político. O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio estiveram presentes no encontro.
“A minha fala é de quem anda Fortaleza desde que fui vereador, em 1988, e o Ciro prefeito, e, de lá para cá, eu acompanho com muito carinho o desenvolver da Cidade. Não é pretensão, nós vamos fazer 30 vereadores da nossa base. Depois da eleição, no dia 7, pode conferir”, afirmou o prefeito. Além do PDT, a base de Sarto conta com atualmente com oito partidos: Mobiliza, PMB, PRTB, PSDB/Cidadania, PRD, Agir, DC e Avante.
Ampliação da base
Além dos partidos já citados, a base aliada do prefeito deve aumentar nas próximas semanas. O pedetista preferiu fazer mistério e não revelou qual partido ou partidos poderiam chegar. “Não digo nem sob tortura”
PSDB segue na vice
Sarto afirmou ainda que o PSDB deverá o nome para compor a chapa pedetista na disputa pelo Paço Municipal. “A gente tem conversado bastante, mas a ideia é manter o PSDB na vice. O nome o PSDB quem diz”, explicou o prefeito. Atualmente, a vaga é ocupada pelo tucano Élcio Batista, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e presidente municipal do partido.
Reajuste aos servidores estaduais
O prefeito comentou ainda sobre o reajuste salarial anunciado pelo governador Elmano de Freitas (PT), hoje, aos servidores estaduais. “Veja que o servidor, hoje, ficou extremamente decepcionado com o anúncio do Governo Estadual, que está quebrando, quase que apartando. O aumento que se falou não tem retroatividade”, atacou Sarto.
O reajuste anunciado pelo petista foi de 5,62%, 1% a mais que a inflação acumulada em 2023. No entanto, o valor só seria pago a partir da folha de julho e sem retroatividade, ou seja, apenas durante seis meses deste ano. “Eles vão ter que suar muito a camisa para ir para o segundo turno”.