Fortaleza é a única cidade do Brasil a ter uma boa qualidade do ar

política

Segundo o 6º Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar, feito pela empresa suíça, IQAir, Fortaleza é a única cidade do Brasil a atingir todos os parâmetros que consideram a qualidade do ar boa. O documento analisa os níveis de poluição do ar em diversos países e a capital cearense se destacou entre 38 cidades brasileiras que participaram do estudo, atingindo todas as diretrizes determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento usa a medida PM2.5, sigla que representa o material particulado, que consiste em partículas inaláveis que caracterizam um elemento de poluição atmosférica. Índices de 0 a 5 µg/m³ são considerados ideais. Já os índices entre 5.1 e 10 µg/m³ são considerados acima do ideal, mas ainda são aceitáveis, por causarem poucos riscos à saúde da população. Fortaleza apresentou índice de 3,4 µg/m³, se enquadrando nas cidades com qualidade do ar ideal.

Para o relatório, foram analisados os dados de mais de 30 mil estações de monitoramento da qualidade do ar, instaladas em 7.812 locais localizados em 134 países.

Fortaleza e o monitoramento de qualidade do ar

Desde 2023, a Prefeitura de Fortaleza possui um projeto de política de vigilância da qualidade do ar, executado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). A política é responsável pela instalação de 30 monitores de baixo custo, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

Instalados no topo de estruturas, como postes, os equipamentos possuem sensores responsáveis por coletar dados como os tipos de poluentes e parâmetros climáticos, tais como temperatura, umidade e pressão do ambiente. Os dados coletados serão utilizados para a elaboração de políticas públicas eficazes no combate aos danos à saúde e meio ambiente acarretados pela poluição atmosférica.

Além do projeto, a Seuma também possui uma Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar, que registra continuamente, hora a hora, 24 horas por dia, as concentrações de diversos parâmetros de qualidade do ar e meteorologia.