A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta quarta-feira (10/04), o terceiro Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) da cidade, desta vez em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). O novo CRT fica no campus da universidade, assim como os outros dois, receberá doações de resíduos eletrônicos e terá capacitações gratuitas do Juventude Digital.
“O CRT faz parte de duas políticas muito bem conectadas: uma é a estratégia de desenvolvimento baseada na formação de jovens na área de tecnologia e a outra é a política de resíduos sólidos. O Brasil é o quinto maior de lixo eletrônico do mundo e aqui a gente une as duas políticas, trabalhando a reciclagem e a capacitação de jovens por meio do Juventude Digital. Portanto, é uma política inclusiva, inovadora, com um design extremamente sofisticado e conectado com as demandas do século XXI”, destacou o vice-prefeito Élcio Batista.
A vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, Adriana Helena Moreira, destacou a contribuição da universidade para o projeto.
“Nós estamos muito felizes porque universidade é produção de conhecimento e eu acho que a gente traz essa força dos nossos professores-doutores e dos nossos alunos. Isso traz um diferencial para o nosso CRT que se soma à nossa experiência de fazer formação e capacitação profissional para a comunidade do entorno”, afirmou.
Além deste CRT, Fortaleza conta com duas unidades (na Praia de Iracema e no Bom Jardim) e, de acordo com o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, a Prefeitura vai instalar outros cinco Centros até o fim deste ano.