Abril Azul: ações na CMFor promovem inclusão e acesso a serviços direcionados às pessoas autistas

política

No mês de conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Fortaleza tem direcionado ações voltadas para o atendimento a esse público. Atendendo à solicitação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por meio da Central da Cidadania, o Legislativo ofertou atendimento especializado para todos os serviços do órgão, além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e passe livre no transporte público.

Dados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Na mobilização da sociedade sobre o universo do autismo, a ONU instituiu o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril, e o mês Abril Azul.