Vereadores repercutem chuvas intensas em Fortaleza

política

Na manhã desta terça-feira, 14, durante o Pequeno Expediente, os vereadores relataram a situação de vários bairros de Fortaleza durante as chuvas dos últimos dias. Os parlamentares discutiram sobre medidas de prevenção e ações do Executivo que estão sendo realizadas na Capital para evitar maiores transtornos.

Vereador Germano He-man (Mobilização) afirmou que a população do Vila União tem recebido todo o apoio do Executivo para enfrentar as consequências das fortes chuvas. O parlamentar garantiu que já conseguiu resolver boa parte das demandas da comunidade do Guga. “Não tem cidade no mundo que esteja preparada para uma chuva de uma hora e meia, de 110 milímetros. Ontem mesmo já falei com os secretários e o articulador político, que de pronto nos atendeu”, disse.

Já o vereador Júlio Brizzi (PT) disse que a Prefeitura de Fortaleza não está se preparando para enfrentar as chuvas. Ele cita bairros como o Genibaú e Conjunto Ceará, que segundo ele, estão alagados e com famílias desalojados. “Eu me solidarizo com essas famílias, que mais uma vez, nessas mesmas áreas na periferia e nas comunidades da cidade, sofrem com a incompetência da Prefeitura”.

Dr. Vicente (PT) falou sobre os transtornos que a chuva trouxe para o bairro José Walter e Lagamar. O parlamentar relatou alagamento na região próxima a Lagoa Montenegro, prejudicando o trânsito e muitas casas do entorno. “isso é consequência dos prejuízos ao meio ambiente. Ficam aterrando as áreas de proteção ambiental, isso vai refletir na população. Nós temos que proteger o meio ambiente”, destacou Dr. Vicente.

Os vereadores Adail Júnior (PDT) e Eudes Bringel (PSD) falaram da expectativa da população do bairro Dom Lustosa em relação à construção da ponte sobre o Riacho Cachoeirinha, afluente do Rio Maranguapinho. Segundo os parlamentares, os sacos de areia colocados no local para a realização da obra, que está suspensa, tem provocado a contenção da água, elevando o nível do canal e causando alagamentos na região.

O vereador Carlos Mesquita PDT) utilizou a tribuna para destacar ações da gestão municipal na cidade e que a entrega da obra no Dom Lustosa está prevista para o segundo semestre de 2024. O parlamentar falou ainda do monitoramento constantes do Rio Maranguapinho na prevenção de alagamentos e outros desastres, evidenciando os casos relatados na plenária envolvendo o bairro Genibaú. “O município realizou 605 ações de limpezas em canais e lagoas, assim como 20.857 desobstrução de bocas de lobo, resultando na retirada de 209 mil toneladas de resíduos. O Proinfra é o maior programa de infraestrutura urbana da história de Fortaleza”.

O vereador Danilo Lopes (PSD) falou sobre uma denúncia anônima de um servidor municipal sobre a dinâmica de trabalho na Autarquia Municipal de Trânsito em relação a aplicação de multa. Segundo o parlamentar, a atuação dos servidores tem gerado transtornos a população, com um aumento significativo na aplicação de multas, principalmente em relação ao uso da viseira por motociclistas que atuam no transporte de passageiras e de cargas.