A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta quinta-feira (31/10) pelo falecimento do ex-deputado estadual João Luiz Ramalho de Oliveira Filho, aos 77 anos, que aconteceu no último dia 19 de outubro. Nesta quinta-feira, foi prestado um minuto de silêncio, atendendo a solicitação do deputado Felipe Mota (União).
Para ele, o ex-deputado teve “uma trajetória íntegra, atestando a sua bem-sucedida atuação como cidadão e político no Ceará”.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) lembrou que João Luiz Ramalho de Oliveira Filho foi constituinte de 1989 e prestou importantes contribuições para o Estado. “Ele foi um engenheiro que ajudou a desbravar muitas estradas no interior do Estado. Fez um grande trabalho na vida pública cearense”, assinalou.
Nascido em Fortaleza, no dia 23 de setembro de 1947, João Luiz Ramalho de Oliveira Filho era engenheiro civil e fez seus primeiros estudos em Fortaleza, nos colégios Christus e Cearense, tendo se graduado na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ao longo de sua carreira pública, foi engenheiro e diretor da Divisão de Obras da Secretaria de Educação do Estado do Ceará; engenheiro da Superintendência Municipal de Obras e Viação de Fortaleza (Sumov); diretor de operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens do Estado do Ceará (DAER).
O parlamentar também foi diretor regional da 2ª DR do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), além de chefe de equipes de obras e serviços urbanos das secretarias executivas da Regional I e Regional IV da Prefeitura Municipal de Fortaleza, entre outros cargos.
No Parlamento estadual, João Luiz Ramalho de Oliveira Filho foi eleito deputado nas eleições de 1986, tendo se destacado no plenário da Casa do Povo por seus pronunciamentos consistentes e suas intervenções seguras em defesa do interesse público.