Para debater e construir ações coletivas para implantação da Política Nacional de Humanização do SUS em Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta sexta-feira (17-05), no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública de proposição do vereador Dr. Vicente (PT), requerimento nº 5242/2023.
De acordo com o autor do evento, a temática tem relevância pois requer atenção especial na questão da humanização nas unidades de saúde.
“Vamos debater sobre a saúde do município, na esfera estadual e federal com foco na humanização no sistema de saúde. Aqui, em Fortaleza, a saúde não é humanizada. É preciso criar um relacionamento com as pessoas, reuniões mensais com gestores, funcionários e usuários para ficarem mais perto da população”, disse o vereador.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Paulo Holanda, enfatizou o tema humanização no Sus que, segundo ele, é o maior sistema de saúde do mundo.
“As pessoas precisam ser bem tratadas e essa humanização é importante no tratamento entre o paciente e o profissional de saúde. As pessoas precisam ser tratadas com dignidade”, concluiu.
A mesa foi composta pelo propositor da audiência, vereador Dr. Vicente (PT), pela vereadora Adriana Almeida (PT), a Chefe da Seinp do Ministério da Saúde, Maria Auxiliadora Tavares; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Paulo Holanda; a presidente e fundadora da Associação Cearense de Parkinson, Gláucia Gondim; o coordenador do setorial do setorial de saúde, Valmir Ribeiro.