Durante evento na Lagoa da Parangaba, realizado na tarde desta terça-feira (21/05), o prefeito José Sarto anunciou a Operação Asfalto, que prevê a recuperação asfáltica em mais de 1200 vias de Fortaleza. O plano é composto por ações de pavimentação, sinalização, iluminação e zeladoria, que serão executadas em todas as 12 Regionais.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a operação fará a recuperação de 225 km de via, entre serviços de reparo e recapeamento total de ruas e avenidas. A ação, realizada pelas secretarias da Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, vai reunir mais de 900 agentes na execução dos serviços.
“Nós estamos lançando esse programa de recuperação asfáltica para 1,2 mil vias em Fortaleza, incluindo, também, iluminação em luz branca, capinação e a sinalização. É importante ressaltar que essa ação já começou, iniciamos em várias avenidas e ruas, como por exemplo, as avenidas Leste-Oeste, Engenheiro Leal Lima Verde, o começo da José Bastos, Raul Barbosa, entre outras. Agora, nós vamos intensificar”, informou o prefeito
O gestor explicou ainda que o serviço será realizado de maneira a priorizar as vias mais deterioradas e que possuem um maior tráfego.
“Então, conjugando esse binômio trafegabilidade e deterioração das vias, é que nós vamos fazer a hierarquia e anunciar semanalmente”, explicou Sarto.
Pavimentação
Os serviços de pavimentação vão beneficiar as vias de intenso fluxo de veículos e circulação de transporte coletivo. Nesta ação, estão sendo contemplados os quadriláteros e vias secundárias definidas pela Seger e Secretarias Regionais, bem como a partir das demandas solicitadas pela população por meio da Central 156 ou recebidas nas Centrais de Acolhimento.
Inicialmente, serão beneficiadas 180 vias, sendo 100 com serviços de reparo e 80 com recapeamento total. Destas últimas, 30 já estão definidas.
Para a execução dos reparos serão destinadas 20 equipes que atuarão diariamente em todas as Regionais. Esse quantitativo é o maior já empregado para esse tipo de operação e vai garantir, pelo menos, uma equipe por regional.
Já as ações de recapeamento asfáltico vão acontecer em dias úteis, nos turnos manhã, tarde e noite, perfazendo 110 km de vias principais e mais 50 km de vias secundárias.
Sinalização
Além da pavimentação, as vias também passarão pela renovação da sinalização horizontal e vertical onde houver necessidade. O serviço é executado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) durante o período noturno para evitar transtornos aos motoristas, que contarão com o apoio dos agentes do órgão para operar o tráfego durante os trabalhos.
Zeladoria
A Operação Asfalto também contará com reforço nas ações de zeladoria nas ruas e avenidas contempladas. Mais de 650 colaboradores, divididos em 44 turmas, executarão, diariamente, os serviços de capina e varrição nas 12 Regionais. Além da limpeza nas vias, também serão beneficiados pontos estratégicos, como terminais de ônibus, escolas, centros comerciais e polos gastronômicos.