A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na noite desta segunda-feira (27/05), no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública para discutir as políticas públicas voltadas para as pessoas com Fibromialgia, no âmbito de Fortaleza. O debate oportunizou a ampla discussão sobre as medidas necessárias para garantir a implementação dos direitos das pessoas com fibromialgia em nível municipal, dando o devido espaço para a manifestação do público interessado. O encontro contou com a participação das diversas organizações da sociedade civil, dos representantes eleitos e da população em geral. A iniciativa foi de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB).
Dentre as demandas e encaminhamentos dados, está a capacitação dos clínicos para a tender as pessoas com Fibromialgia; o estabelecimento de uma linha de cuidado; a criação de um “ambulatório da dor”, em convênio com o (HU) e em outros lugares e saber da SMS como está sendo a distribuição dos medicamentos necessários para o tratamento da Fibromialgia.
Além disso, também foi pautada a articulação junto ao executivo sobre a carteira de identificação e o senso dos fibromiálgicos; a provocação aos estabelecimentos privados para que atendam os pacientes fibromiálgicos com o mesmo respeito e cuidado com os quais os pacientes com deficiência são tratados; a criação de uma indicação ao Executivo para a criação de um centro de referência para o tratamento de pessoas com Fibromialgia e uma notificação ao IPM e ao INSS sobre o tratamento adequado aos pacientes fibromiálgicos.
O propositor da audiência, vereador Jorge Pinheiro, falou das dificuldades das pessoas com Fibromialgia em ter seus direitos reconhecidos e ratificou o objetivo da Audiência Pública para dar mais conhecimento sobre a doença a população. Já o gerente da Célula de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walter Wesley de Andrade, destacou a seriedade da doença, uma vez que a Fibromialgia é considerada incapacitante e ressaltou a necessidade do debate, no sentido de trazer melhorias aos acometidos pela doença.
Além do propositor da Audiência, vereador Jorge Pinheiro e do gerente da Célula de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walter Wesley de Andrade, dentre os participantes do debate, marcaram presença, o especialista em dor e coordenador do Ambulatório da Dor do Sertão Central, Leonardo Mendonça; a presidente da Associação dos Amigos Fibromiálgicos do Estado do Ceará, Nádia Dakillor; a presidente da FibroFor, Luciana Sabino Santos Moura e o vereador de Quixeramobim-CE, Célio Matias Lobo Neto.
A Fibromialgia
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.