MPCE analisa possíveis impactos ambientais de construção perto das Dunas da Sabiaguaba

política

O Ministério Público do Estado do Ceará, realizou, na manhã desta quinta-feira (13/06), vistoria no Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba, para fiscalizar possíveis impactos ambientais gerados pela construção de um empreendimento próximo ao local. Além disso, a vistoria do MP do Ceará também verificou as condições ambientais da região, que é uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades ambientais relacionadas à manutenção do espaço, como a ausência de sinalização de que o local se trata de uma Área de Preservação Ambiental; o descarte irregular de resíduos sólidos; a presença de animais no terreno; indícios de fogo recente; e o funcionamento de um prado, que se trata de corrida de cavalos.

A promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, titular da unidade ministerial, conduziu a inspeção, que contou com a participação da técnica ministerial Rafaela Sousa Oliveira e da assessora técnica Ticiana Rodrigues de Castro, servidoras do Núcleo de Apoio Técnico (Natec) do MP do Ceará. Em maio, a Promotoria de Justiça e o Natec fizeram uma outra visita à APA, que inclui o Parque Natural.

No entanto, na inspeção mais recente, o MP do Ceará contou também com o auxílio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef), que irá produzir um relatório científico sobre a conservação dos ecossistemas presentes no local.

Os professores Marcelo Moro e Ana Bárbara Nunes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), guiaram os participantes durante a vistoria.

“Aqui podemos ver uma vegetação e um ecossistema em bom estado de conservação, com uma floresta muito diversa em espécies e que precisa ser preservada”, declara o professor Marcelo Moro.

A partir da análise da inspeção, o MP do Ceará irá identificar os Inquéritos Civis relacionados aos problemas constatados durante a visita e quais regimes de proteção legal devem ser aplicados em cada caso.