A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta terça-feira (18/06), uma nova obra que pertence ao Programa de Urbanização e Mobilidade de Fortaleza (Proinfra), desta vez no bairro Cidade dos Funcionários. A comunidade da Vila Cazumba, localizada às margens da BR-116, foi beneficiada com melhorias em sua infraestrutura viária e agora conta com uma conexão direta entre a BR e a Av. Desembargador Gonzaga, no Cambeba. O resultado das obras é a maior mobilidade e qualidade de vida para os moradores da região.
As obras incluíram drenagem e pavimentação em nove vias, visando mitigar problemas históricos como alagamentos e dificuldades de tráfego. Na região, foram instalados pisos intertravados e asfalto nas vias, além da construção de galerias e bocas de lobo para melhor escoamento das águas pluviais.
“Aqui na comunidade Vila Cazumba as ruas não tinham pavimentação e nós estamos falando de demandas de mais de 40 anos. Agora, o pessoal aqui está muito contente. E essa é a ideia do Proinfra, é ir nos bairros onde estão as demandas mais antigas, aquelas demandas que mais afetam o dia a dia da população, e resolver. Aqui tem uma pavimentação muito mais resistente do que precisaria ser, porque estamos usando piso intertravado e base com brita granulada. Então, é uma base bastante resistente que aguenta tráfego pesado. Embora na maioria das ruas a gente nem tenha esse tráfego pesado, mas a gente faz isso para ter um projeto único, mais robusto e que dure mais tempo” celebrou Samuel Dias, secretário de Infraestrutura.
O projeto, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, revitalizou ruas e travessas da comunidade, proporcionando uma infraestrutura completa com nova pavimentação e calçadas. Entre as vias beneficiadas estão a Rua Capitão Gutemberg, Rua Tenente Nicolau, Rua do Lago, Rua Luiz Mendes, Rua Professor Almino, Rua José Leonidas, Travessa Melo César, Rua SDO e a Av. Julio Jorge Vieira, que conecta a BR-116 à Av. Desembargador Gonzaga, no Cambeba.
“Aqui na Regional 6, uma área extremamente necessária, carente. Nós visitamos, dialogamos, entendemos a demanda e fizemos a aplicação de recursos por Proinfra, que é feita a drenagem quando necessário, a pavimentação, e o nivelamento de todas as ruas. Cada casa, cada etapa da obra é feita com o fiscal olhando, escutando, e cada dia melhorando mais o resultado das obras da nossa cidade”, disse Renan Colares, secretário da Regional 6.
Mariane Machado, enquanto olhava para a reforma, afirmou que agora o bairro está irreconhecível. “Era muito precário, quando chovia ficava muito alagado, era muita sujeira. Nós não tínhamos uma área de lazer como nós temos agora, uma pracinha para as crianças brincar, se divertir. E é muito prazeroso, há 49 anos que eu moro aqui e ver a nossa rua bem limpa, bonita, né?”, celebrou.
Valdemir da Silva aguardava ansioso pela mudança. Há 40 anos o zelador é morador da região e, ao ver a reforma, se sente mais aliviado em não ter que pisar mais na lama. “Os moradores estão felizes, não tem coisa melhor que isso aqui, não. Eu saio à noite aqui e eu fico olhando sem acreditar. Agora é mais fácil se locomover aqui”, contou. Valdemir se emocionou ao lembrar que a esposa não pôde ver a mudança tão aguardada pela comunidade. “Minha esposa faleceu sem ver. E hoje eu sei que ela está me olhando lá de cima dizendo que ‘agora está bom’”, compartilhou.
Sobre o Proinfra
O Programa de Urbanização e Mobilidade de Fortaleza (Proinfra) tem como meta atender 1.035 ruas, totalizando cerca de 400 km de novas vias, beneficiando 27 comunidades em bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Até o momento, o programa já alcançou 73% de execução, com investimento superior a R$ 640 milhões em obras de infraestrutura viária que beneficiaram aproximadamente 115 mil pessoas. Ao todo, 800 ruas foram urbanizadas com a construção de galerias de drenagem, bocas de lobo, pavimentação em blocos de concreto ou asfalto, e novas calçadas, totalizando mais de 300 km de vias revitalizadas, equivalente à distância entre Fortaleza e Sobral.