A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta terça-feira (02/07), a convocação dos profissionais homologados no maior concurso público para a área da saúde já realizado na Capital. Nesta primeira etapa, 266 profissionais irão trabalhar nos equipamentos municipais de saúde por meio da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde (Fagifor). Como destacou o prefeito José Sarto, a convocação é um marco para Fortaleza.
“Este é o resultado do nosso maior concurso da história, com 2.241 vagas, recebendo profissionais de todas as áreas. Tudo isso para dar um atendimento rápido e de qualidade. Além disso, nós temos ampliado a rede de atenção básica, com a construção de 18 novos postos de saúde. Contando com os postos móveis do Vem Saúde, serão 24 novas unidades de saúde, atendendo uma população de 300 mil pessoas por mês. São pessoas que, a partir de agora, não vão mais precisar se deslocar e serão atendidas pertinho de casa, no bairro onde moram. Isso tudo para qualificar e democratizar o acesso à saúde”, comentou Sarto, que também pontuou os avanços realizados na Saúde Municipal durante a gestão.
“É um momento histórico, a convocação e a apresentação dos homologados no último concurso da Saúde de Fortaleza. Atrelada a isso vem uma mudança de modelo de gestão. Eu acho que, tão importante quanto a apresentação dos novos profissionais, é a nova filosofia baseada em um modelo no padrão Einstein. Várias áreas da nossa rede foram contempladas e a expectativa é de mais contratações, serão 1.053 convocações até dezembro e mais de 1.800 ano que vem”, celebrou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Natasha Valentim, nova enfermeira da saúde de Fortaleza, contou que começou a estudar para concurso já no período pós-parto. Para ela, todo o esforço foi recompensado com o novo emprego. “Eu comecei a estudar para concurso ainda durante o puerpério, assim que o bebê nasceu. Hoje, além desse, eu tenho mais um filho que já vai fazer cinco anos, foi uma jornada. Eu vi na Fagifor uma perspectiva de futuro profissional, uma carreira melhor. Eu fiz a prova tranquila, lá sabia que iria dar certo, tanto que passei em terceiro lugar”, comemorou.
A nova técnica de enfermagem Janaína Pereira afirmou que este é um momento de celebração, mas também de agradecimento às pessoas que a ajudaram. “Eu comecei a estudar no final do ano passado, quando a minha cunhada mandou o edital do concurso. E passei logo em três, mas decidi ficar
Além dos 266 convocados nesta terça-feira (02/07), outros profissionais serão chamados ainda este ano, sendo 329 em agosto e 458 entre setembro e dezembro. Os 1.185 demais serão convocados ao longo do ano de 2025.
Das 2.241 vagas ofertadas, serão lotadas 2.238 pessoas, pois o número de profissionais aptos no certame para as áreas de Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico de Imobilizações Ortopédicas foi inferior às vagas ofertadas. Os novos empregados públicos serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com salários que vão até R$ 18.564.