Uma operação da Receita Federal no Porto do Pecém resultou na apreensão de 12 mil kits de transmissão sem certificação do Inmetro. O material, destinado ao mercado paralelo de peças falsificadas para motocicletas, pesa mais de 23 toneladas e foi incinerado na manhã desta terça-feira (23/07).
A falsificação desses kits representa um prejuízo significativo para as indústrias, estimado em US$ 20 bilhões por ano. As peças falsificadas são até oito vezes menos duráveis que as originais e apresentam riscos à segurança dos usuários, já que não seguem as normas de segurança, qualidade e desempenho do Brasil.
O Inmetro certifica peças automotivas para garantir a segurança dos consumidores e proteger o mercado interno contra produtos de baixa qualidade. Os kits de transmissão são essenciais para a segurança dos motociclistas e para o tráfego em geral, sendo os mais vendidos no mercado de reposição.
O escritório Siqueira Castro, que representa os consumidores afetados por essa prática ilegal, está colaborando com a Receita Federal e o Inmetro para fortalecer as práticas de fiscalização e garantir que apenas produtos seguros e certificados cheguem ao mercado brasileiro.