A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta sexta-feira (10/04), a segunda etapa das obras de urbanização da Lagoa do Opaia, no bairro Aeroporto. As intervenções que incluíram melhorias na infraestrutura e nos espaços de lazer beneficiam aproximadamente 10 mil moradores da região e fazem parte das ações de investimento da gestão municipal na requalificação das áreas verdes da cidade.
“10 mil pessoas agora podem desfrutar dessa obra, que tem um significado bastante especial. Até pouco tempo, as lagoas de nossa cidade eram usadas de maneira indevida para descarte de lixo e, como sabemos, esse são pontos essenciais de controle, de cheias, de rios e ambiental. Transformar esse espaço num local de lazer, é fazer com que a comunidade utilize, integrando a cidade e coibindo o uso inapropriado”, declarou Roberto de Resende, secretário da Infraestrutura (Seinf).
O projeto de urbanização da Lagoa do Opaia contemplou a construção de um amplo calçadão para caminhada, uma Areninha com arquibancadas e equipamentos esportivos como quadra de vôlei, quadra poliesportiva, pista de skate e bicicletário. O espaço também ganhou um parquinho, academias ao ar livre, banheiros públicos e paisagismo. Foram instalados ainda 63 boxes comerciais e criado uma área de estacionamento com 54 vagas, bem como uma pista destinada para exames de motociclistas com 10 vagas para motos.
O equipamento conta ainda com nova iluminação, mobiliários urbanos, itens de acessibilidade, anfiteatro, mesas de jogos, caramanchão e um cachorródromo. Um novo prédio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) também foi construído na região.
A dona de casa Francisca Zildenice levou o sobrinho nesta manhã para prestigiar a inauguração e declarou: ‘só tenho a agradecer’. “Olha, antes aqui até tinha um polo de lazer, mas estava bem abandonado e cheio de lixo. Isso está uma maravilha, não tem melhor e agora as crianças podem usar o espaço e brincar, andar de bicicleta. Tá bom demais”.
A opinião foi compartilhada pela dona Maria Rosania do Nascimento, que mora no bairro Aeroporto há mais de 30 anos. “Tem 30 anos que eu moro aqui e vi essa lagoa definhar. Era bonito há muito tempo, mas foi piorando. Agora, nos últimos anos, finalmente olham de novo para a gente e eu tô vendo como isso aqui ficou bom. Tá ótimo, principalmente para as crianças”.
“Esse bairro sofreu muito com a saída do aeroporto de Fortaleza para o outro lado do bairro, era uma área que, durante muito tempo, tinha ficado desassistida. Isso mudou com a nossa gestão, agora nós temos uma série de obras aqui como Ecopontos, complexo esportivo e Areinhas. Essa lagoa mudou de cara e nosso objetivo é esse, transformar e impactar a vida de quem mora aqui”, celebrou Ubiratan Teixeira, secretário da Regional 4, que abarca o bairro Aeroporto.
Projeto de urbanização
Em julho deste ano, a gestão municipal já tinha entregue a primeira etapa das intervenções. Com as obras, o espaço passou a contar com 310 mil m2 de área urbanizada, beneficiando cerca de 10 mil moradores que vivem no entorno.
As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contaram com um investimento de cerca de R$ 22,1 milhões.