Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de atendimento para população trans neste sábado (27/07)

política

A Prefeitura de Fortaleza promoverá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), neste sábado (27/07), mutirão de atendimento em saúde para a população trans. Foram convidadas e previamente agendadas para a ação 120 pacientes da fila ambulatorial do SUS. O objetivo é garantir o acesso a serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Esta é a segunda ação realizada neste semestre.

A iniciativa ocorrerá das 8h às 17h, no posto de saúde Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto. A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CODIVS), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), estará presente com atendimento psicossocial do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra.

O atendimento será realizado com uma abordagem humanizada e respeitosa, oferecendo consultas ginecológicas e odontológicas, testes para ISTs, atendimento social, vacinação, acompanhamento psicológico, além de exames laboratoriais e encaminhamento para o processo transexualizador ambulatorial (terapia hormonal). A iniciativa também visa avançar na construção de uma linha de cuidado para essa população na Capital.

Em Fortaleza, o primeiro atendimento a esse público ocorre nos postos de saúde. A equipe da atenção primária realiza a primeira assistência e, em seguida, de acordo com o perfil, encaminha os pacientes ao ambulatório estadual. O equipamento de saúde voltado diretamente à comunidade LGBTQIAPN+ é o Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para Pessoas Transgênero (Sertrans) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), gerenciado pelo Governo do Estado.