Após ataques recentes, MP cobra proteção dos indígenas da etnia Anacé

política

O Ministério Público do Estado do Ceará realizou uma visita à comunidade indígena Anacé, que recentemente enfrentou ataques violentos, na dia 18 de julho. A ação teve o objetivo de cobrar medidas das forças de segurança contra as invasões na região e ouvir as necessidades dos moradores, frequentemente ameaçados.

“A ação violenta e criminosa se deu com a invasão de homens armados e encapuzados, que atearam fogo em barracas construídas no local e disparo de tiros contra os indígenas. A situação de violência na região permanece por meio de ameaças feitas contra os habitantes do local”, explica o promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira, que é coordenador auxiliar do Caocidadania.

Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional em Defesa da Cidadania (Caocidadania) com apoio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv), a visita resultará em inclusão dos relatos no Procedimento Administrativo do MP, que acompanha a investigação em andamento junto à Polícia Federal e à SSPDS. O cacique Roberto Anacé destacou que a ação do MP traz esperança à comunidade, enfrentando a violência e promovendo equidade futura.