Fortaleza aplicou mais de 580 mil doses contra influenza

política

Após quatro meses do início da vacinação contra a influenza este ano, a Prefeitura de Fortaleza aplicou 586.243 doses. Na Capital, o imunizante está disponível em 129 postos de saúde para a população em geral a partir dos seis meses de idade.

“Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente dos grupos prioritários, alertando a população de que o ato de buscar a vacina contribui para a diminuição de casos, além de prevenir contra doenças respiratórias”, explica Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza.

Locais de vacinação

A imunização está disponível nos 129 postos de saúde, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana e feriados, das 8h30 às 16h30, funcionam os postos de saúde Mattos Dourado, no Edson Queiroz, e Pio XII, no São João do Tauape.

O cartão de vacinação do fortalezense está disponível no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Influenza

A vacina contra a influenza, também conhecida como vacina contra a gripe, é importante para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza. O imunobiológico protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

A vacina é trivalente e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Sintomas

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados por secreções. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.

Atendimentos por síndromes gripais

Os postos de saúde registraram, de janeiro a junho deste ano, 66.127 atendimentos a pessoas com síndromes gripais.

Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Município, nos bairros Edson Queiroz, Jangurussu, Itaperi, Bom Jardim, Vila Velha e Cristo Redentor, os seis equipamentos registraram, de janeiro a junho de 2024, 29.166 atendimentos por síndrome gripal.

Campanha de vacinação contra influenza 2024

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a campanha de vacinação contra influenza no dia 11 de março. Durante a primeira etapa, foram contemplados os grupos prioritários mais suscetíveis à doença, como crianças de seis meses até seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, dentre outros.

Do total de vacinas aplicadas, entre março e julho, 351.660 doses foram em pessoas do grupo prioritário. Esse resultado representa 37,13% do total de pessoas inseridas no grupo prioritário, que é de aproximadamente 940 mil.

Já a partir de 29 de abril, a vacinação foi expandida para todas as idades, a partir de seis meses.