A Prefeitura de Fortaleza concluiu os serviços de recapeamento e recuperação asfáltica em 1.109 vias da Capital, no período entre o final da quadra chuvosa e o final deste mês de julho. As ações, que fazem parte da Operação Asfalto, incluem o recapeamento total de vias, reparo de buracos, sinalização de trânsito horizontal, iluminação pública e zeladoria (varrição e capina), trabalhos realizados pelas Secretarias da Gestão Regional (Seger) e Conservação e Serviços Públicos (SCSP), além do apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Dentre as vias concluídas, 736 ruas receberam os serviços de recuperação asfáltica, o que representa 556.570,99 m² de asfalto. Outras 21 estão com ações em andamento nesta primeira semana de agosto. Atualmente, 20 equipes atuam nesse segmento nas 12 regionais.
Além disso, 373 vias receberam o recapeamento, renovando cerca de 123 mil m² de área em ruas e avenidas. Deste total, 44 foram vias principais e 329 vias secundárias tiveram trechos do asfalto completamente renovados.
São contempladas, prioritariamente, as vias de intenso fluxo de veículos e circulação de transporte coletivo. Os quadriláteros e vias secundárias são definidos pela Seger e Secretarias Regionais, a partir das demandas solicitadas pela população por meio da Central 156 ou recebidas nas Centrais de Acolhimento.
A Operação Asfalto prevê a recuperação de mais de 1.200 vias nas 12 regionais de Fortaleza, reunindo mais de 900 agentes para a execução dos serviços. A iniciativa tem objetivo de proporcionar uma infraestrutura viária de qualidade, garantindo vias mais seguras e acessíveis para todos os moradores.
Sinalização
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implantou a sinalização de 79.063,12 m² de vias recapeadas pela Operação Asfalto. Os serviços abrangem a revitalização de faixas de pedestres e de retenção, linhas divisórias de fluxo, ciclofaixas, entre outras sinalizações, que organizam o tráfego e tornam o deslocamento mais seguro.
Além disso, como parte de ações estabelecidas pelo órgão, 32.413,10 m² de sinalização também foram revitalizadas em avenidas como Governador Raul Barbosa e Presidente Juscelino Kubitschek. Para minimizar os transtornos aos motoristas, os trabalhos são realizados prioritariamente no período noturno, com suporte operacional de agentes de trânsito.