Gestão Sarto cumpriu 86% das metas de governo e projeta entregar 118 obras até o fim do ano

política

A Prefeitura de Fortaleza reuniu, nesta sexta-feira (09/08), o secretariado municipal para apresentar o avanço das metas estabelecidas no Plano de Governo da gestão do prefeito José Sarto: foram cumpridos 86% das ações previstas. Com 300 obras já concluídas, a gestão projeta que outras 118 serão entregues até o fim do ano. 

Mais de 90% das obras públicas municipais estão na periferia de Fortaleza. As melhorias são em áreas essenciais, como educação, saúde, novos parques, transporte e mobilidade urbana, reforçando o compromisso contínuo com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Obras concluídas

As 300 obras concluídas, com intervenções executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contemplam requalificações e novos equipamentos de educação, incluindo 33 Centros de Educação Infantil (CEI) com berçário e 10 Escolas de Tempo Integral (ETI) – totalizando 155 unidades de ensino impactadas; 24 novos postos, incluindo as seis carretas do programa Vem Saúde, na saúde, entre 15 novos postos e os novos hospitais Gonzaguinha do José Walter e Frotinha da Messejana; 4 novos terminais de ônibus (José Walter, Washington Soares, Praça Coração de Jesus e José de Alencar); 9 projetos Meu Bairro Empreendedor, além de 2 Hortas Sociais.

Somados a estes estão também o Cuca Pici, ampliação e urbanização da Av. Sargento Hermínio, primeira etapa das obras da Praia de Iracema, Boxes do Empreendedor do Alto da Paz, e a requalificação de 7 parques urbanos da Capital: Parque Rachel de Queiroz – 1ª e 2ª etapa (que inclui a Lagoa do São Gerardo e a Praça Mãe Rainha), Cidade da Criança, Parque Passaré e as lagoas da Viúva, Opaia, Messejana e Mondubim, entre outras melhorias. 

Entregas até o fim do ano

A previsão é que 118 obras serão entregues até o fim do ano, distribuídas pelas 12 Regionais. Entre as principais obras estão: Gonzaguinha de Messejana, Ginásio da Parangaba, entrada do Bom Jardim, 2ª etapa da Praia de Iracema (trecho do Estoril até o Poço da Draga), Av. Heráclito Graça, Escola de Saúde Pública, Horta Social da Jacarecanga, 2ª etapa do Parque Passaré e Zoológico Municipal, Proinfras Jagatá 2, Barroso 3, Travessa dos Sonhos, Comunidade do Inferninho, Lagoa da Itaperaoba, dentre outras intervenções. 

Mais de 100 obras a serem entregues até dezembro/2024

Saúde

* Gonzaguinha da Messejana;

* Escola de Saúde Pública;

* Posto de saúde Praia do Futuro;

* Posto de saúde Cajazeiras;

* Posto de saúde Planalto Vitória;

* Posto de saúde Cidade Jardim 2;

* Posto de saúde Carlos Ribeiro;

Educação

* CEI Cidade Jardim I – Prefeito José Walter;

* ETI Mondubim; 

* ETI São Bento

* Escola Cidade Jardim;

* 12 Escolas Areninhas;

* 30 Quadras novas

* 15 Requalificações de escolas

Meio ambiente, lazer e convivência

– Espigão e Praça Serviluz;

– Praia de Iracema/Poço da Draga/Ponte dos Ingleses;

* Parque Passaré – Zoológico e Horto; 

* Polo da Sargento Hermínio;

* Parque Rio Branco;

* Parque Riacho Maceió;

* 18 microparques

* Lagoa Itaperaoba;

– Lagoa do Opaia Parte 2;

– Lagoa do Catão;

Infraestrutura

* Av. Heráclito Graça;

* Vila do Mar;

– Polo da Moda do Jóquei Clube;

– Entrada do Bom Jardim;

– Ponte da Rua Manaus; 

– Horta da Jacarecanga;

– Horta da Sapiranga;

Emprego e renda

* 3 Centros de Referência do Empreendedor;

* Rua do Comércio do Jangurussu

Proinfra

* Proinfra Jagatá 2;

* Proinfra Ruas da Paupina;

* Proinfra Lago Damas;

* Proinfra Inferninho (Beco do Céu);

* Proinfra Travessa Jalisco e outras;

* Proinfra Travessa dos Sonhos;

Esporte

* Ginásio da Parangaba;

* Areninha do Inter;

* Areninha do Real Madrid;

* Areninha do AEC;

* Areninha do Ômega;

* Areninha do Alto da Paz;

Mais avanços

Ainda no balanço da gestão, um dos destaques é a ampliação do quadro de servidores da Prefeitura, marcada pela realização de concursos em diversas áreas. Para profissionais da Educação, foi realizado certame com 2.000 vagas. O maior concurso da área da saúde está sendo realizado, com 2.241 vagas para a Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). Para melhorar a segurança pública de Fortaleza, a Prefeitura realizou concurso da Guarda Municipal (GMF), contemplando 1.000 vagas. Já o processo seletivo para a Secretaria de Finanças (Sefin) contou com 50 vagas, e o da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), com 158 vagas. 

A Educação de Fortaleza foi transformada pela inovação do Passe Livre Estudantil, com 266.087 estudantes contemplados e mais de 13,5 milhões de passagens gratuitas. Os ambientes educacionais também foram expandidos, com a entrega de 33 Centros de Educação Infantil com berçário, 10 Escolas de Tempo Integral, 3 Escolas Municipais de Tempo Parcial, 18 Escolas Areninhas, 7 Escolas de Ensino Fundamental e 50 quadras esportivas. Com o Fortaleza Bilíngue, novo programa de ensino de idiomas, foram alcançados 109.502 alunos.

Para cuidar da saúde da população, a Prefeitura entregou os hospitais Gonzaguinha do José Walter e Frotinha da Messejana. Também lançou o programa Vem Saúde, que conta com seis carretas equipadas como postos de saúde móveis e os 31 Tuk-Tuks dos Remédios, para entrega de medicamentos em casa. O alcance da Atenção Primária foi ampliado com 24 novos postos de saúde (incluindo as seis carretas), quatro requalificações de postos de saúde e outros cinco em obras, Consultórios de Rua e 23 Farmácias Polo. 

O cuidado com a saúde mental das crianças fortalezenses foi intensificado com a entrega de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, e o inédito Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea), o primeiro do Ceará.      

O uso da tecnologia em prol da saúde é a marca de programas como a Sala de Controle da Saúde, plataforma de monitoramento que possibilita a individualização de casos e atuação direta na prevenção, e das Teleconsultas, que já contabilizaram 11.412 atendimentos.

O incentivo aos esportes contou com a entrega de 52 novas Areninhas, além das reformas do Estádio Presidente Vargas e do Ginásio Paulo Sarasate. O cuidado com os espaços públicos da Cidade também contemplou a requalificação de 206 praças e Areninhas, e a requalificação das lagoas do Mondubim, Messejana, Opaia, e da Viúva. A orla da Capital foi transformada com as entregas da Beira-Mar de Todos, Beira Rio, e a primeira etapa da Praia de Iracema. Onze 11 Microparques Urbanos foram entregues. 

Para melhorar a mobilidade urbana, a nova Avenida Sargento Hermínio foi entregue ampliada. Já as obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça estão em andamento. Para segurança no trânsito, mantendo como prioridade a redução nas mortes no trânsito, foram implementados 114 projetos de Esquinas Seguras em diversas regiões de Fortaleza. 

A limpeza urbana e a gestão de resíduos estão sendo impactadas pelo programa Fortaleza Limpa, dentro do qual já foram entregues 24 triciclos do Re-Ciclo, plataforma gratuita de coleta de recicláveis porta a porta, e 22 novos Ecopontos.

Por meio do Programa Fortaleza Mais Segura, a Prefeitura investe em ações de prevenção e de controle da violência urbana. As iniciativas contemplam a política de videomonitoramento, com o novo Centro de Comando e Controle com 7 mil câmeras integradas, aquisição de armamentos para Guarda Municipal, realização de Blitze nos espaços públicos, implantação de programas como o Parada Segura e o Caminho Seguro, a evolução dos guardas municipais nas carreiras, a implantação de Bases Cidadãs, a ampliação do Ciclopatrulhamento e a atuação do Gabinete de Governança da Segurança Cidadã. 

A melhoria da qualidade de vida da população vai além do acesso à saúde, segurança, educação, esporte e lazer, ocorrendo também com a geração de emprego e renda. As marcas do programa Fortaleza Capacita alcançam 71.681 capacitações, e as certificações pelo Fortaleza Mais Futuro já chegam a 11.416. A promoção do empreendedorismo inclui a realização de 5.611 feiras, e a entrega de três conjuntos de Box do Empreendedor nos bairros Beira Rio, Messejana e Alto da Paz, além de 794 Carrinhos Empreendedores. Os resultados dessa política destacam a capital entre as melhores em geração de emprego e renda.