Um importante projeto de autoria do Deputado Almir Bié começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a partir da sessão realizada nesta terça-feira (13/08). Almir Bié quer que seja dada a população orientação e treinamento sobre técnicas de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita do recém-nascido
Se aprovado o PL 606/2024, de autoria do deputado Almir Bié (Progressistas), passará no Estado do Ceará, a ser oferecido pela rede de saúde pública e privada, orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) à parturiente e ao seu acompanhante.
O projeto também prevê a colocação de cartaz contento as informações do direito a receber orientação e treinamento da parturiente, de seu acompanhante ou de pessoa por ela indicada, de técnicas de primeiros socorros em caso de engasgamento.
Após a leitura em plenário, o projetos segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Procuradoria da Casa e comissões técnicas de mérito. Se aprovado, será encaminhado para a votação do Plenário.
Salvar vidas
Por se tratar de uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa, mesmo sem treinamento médico, o deputado Almir Bié defende que este projeto de lei significa promover a disseminação do conhecimento sobre como agir em emergências.
A manobra de Heimlich, desenvolvida pelo médico estadunidense Henry Heimlich, é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Essa técnica, que consiste em apertar a traqueia da vítima abraçando-a por trás, é simples e eficaz para salvar vidas em casos de engasgo.