A Unidade de Atenção Primária à Saúde Padre Alberto Trombini, no bairro Cajazeiras, iniciou os atendimentos nesta terça-feira (20/08). Com o novo equipamento, Fortaleza alcança 132 postos de saúde que funcionam como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
O posto de saúde conta com três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e duas de saúde bucal. Além disso, visando aproximar os serviços da população, o equipamento conta com três Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
“Com esse novo posto, chegamos a 78% de cobertura na atenção primária de Fortaleza e, nas próximas semanas, mais dois postos entram em funcionamento. Temos feito muito pela saúde, além de 18 novos postos físicos, temos seis carretas. Temos também investido na distribuição de medicamentos, nos hospitais de grande porte como os novos Gonzaguinhas e criamos a Escola de Saúde Pública”, celebrou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Samuel Dias, secretário da Infraestrutura (Seinf), comentou sobre as obras do novo posto de saúde e frisou que também foi realizada a requalificação de todo o entorno do local. “Os novos postos de saúde estão localizados em pontos estratégicos da cidade, como aqui na Cajazeiras, que não tinha posto de saúde ainda. Ele está localizado na av paulino Rocha, com fácil acesso para pessoas do Barroso, da Cajazeiras e do Castelão. Além disso, fizemos toda uma requalificação do entorno, pois aqui era um local de alagamento e, agora, é inclusive usado pela comunidade para lazer e caminhadas”.
Valdelice Evangelista conta que há mais de 20 anos lutava por um posto de saúde nas Cajazeiras e que, com a nova unidade, sua qualidade de vida vai melhorar. “São 20 anos que estamos querendo atendimento aqui, antes tínhamos que ir para postos mais longe como na Messejana ou no Jardim das Oliveiras. Agora, com essa unidade perto, vou conseguir remédios para mim e para meus filhos perto de casa. É uma benção, só tenho a agradecer”.
Investimento
A unidade beneficia cerca de 11 mil pessoas e oferece todos os serviços de prevenção e promoção à saúde da Atenção Primária. A obra foi executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
Estrutura da unidade
A edificação, que possui área construída de 385m², conta com recepção, três consultórios gerais e salas para prevenção ginecológica, odontologia, procedimentos, observação, vacinas, coordenação, educação em saúde, banheiros com acessibilidade, curativos e coleta laboratorial.
O posto dispõe ainda de farmácia, copa, coordenação, almoxarifado, depósito para material de limpeza e vestiários para funcionários.
Serviços
A unidade de saúde funciona das 07h às 19h, ofertando serviços como: consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, entrega de medicamentos, prevenção ginecológica, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ covid-19) e curativos, dentre outros procedimentos.