O posto de saúde Terezinha Parente, localizado no bairro Lagoa Redonda, voltou a atender à população em sua sede, , na terça-feira (10), após reforma e instalação de nova Farmácia Polo. A unidade beneficia 22.500 pessoas do bairro e do entorno.
O posto possui oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e três equipes de saúde bucal. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras incluíram reforço estrutural, reforma do piso, execução de piso industrial, instalação de forro de PVC, recomposição do revestimento cerâmico, melhorias na acessibilidade, pintura e revisão dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário.
Como destacou o secretário municipal da Saúde (SMS) Galeno Taumaturgo, durante a reforma, a comunidade contou com o posto de saúde móvel do Programa Vem Saúde, ofertando os serviços da Atenção Primária em uma área próxima à sede do posto Terezinha Parente.
“Aqui, a comunidade contou com uma das carretas do Vem Saúde, que ficou fixa até ontem. Essa unidade foi totalmente requalificada. Estive aqui há uns meses e vi o quanto era necessário essa reforma, pois a situação estava precária. É um avanço na saúde que temos feito nesta gestão, principalmente na atenção primária”, celebrou Galeno.
No posto móvel, o atendimento foi garantido por três equipes de saúde e duas de saúde bucal. Os demais profissionais atuaram de forma descentralizada em locais próximos ao posto. Desde sua implantação, em dezembro de 2023, até agosto desde ano, a carreta realizou 71.335 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem, odontologia, pequenos procedimentos e coleta laboratorial.
Dona Francisca Liduina, moradora da comunidade do Curió, celebrou a entrega do novo posto e também disse que não ficou sem atendimento durante o período de reforma. “Eu fiquei indo, durante esse tempo, nos contêineres. O atendimento era bom, mas é melhor ainda ver o posto reformado, pois aqui estava sem condições. Está tudo bem organizado e limpo”.
O mesmo disse a autônoma Kelly Figueiredo, que espera também melhoras na recepção da população. “A estrutura está ótima, não tem nem comparação. Aqui, antes, estava caindo os pedaços. Eu espero que, com a melhor estrutura, tenhamos também melhor atendimento, pois melhorou o acesso dos pacientes e as condições de trabalho dos profissionais”.
Farmácia Polo
A unidade agora sedia a 10ª Farmácia Polo de Fortaleza entregue pela atual gestão, sendo responsável pela entrega de 137 medicamentos, entre básicos e especializados. No total, a capital conta com 25 equipamentos com este serviço.
“O diferencial da Farmácia Polo é a entrega, além dos fármacos básicos, medicamentos controlados para problemas de saúde mental. Nas Farmácias Polo também contamos com farmacêuticos de plantão, que fazem um acompanhamento dos pacientes e os orientam na utilização dos medicamentos, principalmente aqueles que fazem tratamentos crônicos como diabetes e hipertensão”, contou Nívia Tavares, coordenadora da assistência farmacêutica da SMS.
A ampliação e distribuição das farmácias polos nos bairros tem beneficiado a comunidade, facilitando o acesso aos medicamentos de maior complexidade, que exigem retenção de receita médica. Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Polo, é preciso que o paciente apresente documento de identificação com foto, original ou fotocópia autenticada, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prescrição médica vigente.
Em 2023, foram distribuídos quase 600 milhões de unidades de medicamentos nas farmácias de Fortaleza
Estoque de medicamentos
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem conferir os remédios disponíveis em cada posto, bem como a quantidade, através do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível gratuitamente para iOS e Android. A funcionalidade vem simplificando e oferecendo praticidade aos cidadãos, evitando o deslocamento até o posto de saúde, em casos de falta.
A medida já estava ativa antes mesmo da determinação da Lei Federal Nº 14.654, sancionada em agosto de 2023, que exige a divulgação dos estoques em todas as farmácias do Brasil.
A população também ganhou, este ano, um novo posto de saúde no bairro Curió, denominado Marcia Maria Mesquita Veloso, o equipamento passou a atender cerca de 10 mil moradores, acolhendo uma parte da população que buscava acolhimento na unidade Terezinha Parente.