O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove o espetáculo de dança-Libras, no próximo domingo (15.09), e novas sessões na sala imersiva adaptada para pessoas com autismo, no sábados de setembro (14, 21 e 28).
O espetáculo “Felizes para Sempre” é uma proposta cênica de dança-integrada desenvolvida por Clarissa Costa e Jhon Morais, que de forma bem humorada, tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor. A apresentação ocorrerá no domingo, às 17h, na praça do MIS.
Com referências do melodrama e do cinema mudo, a proposta é responder como ir do céu ao inferno em uma dança. Para tanto, passeiam por entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Clarissa Costa e Jhon Morais, mesmo despontando de percursos diferenciados na dança, se afinam diariamente pesquisando modos de compor cena a partir de técnicas de danças de salão e outras inúmeras possibilidades de contato físico. E desde 2014 são estudantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), fazendo desta uma ferramenta de comunicação e criação em dança.
Sala imersiva
Durante os próximos sábados do mês de setembro (14, 21 e 28), o MIS está promovendo na sala imersiva exibições adaptadas especialmente para o público neurodivergente, com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Essas sessões serão mediadas pela equipe de Formação e Educação do MIS em parceria com a Associação Fortaleza Azul. As sessões acontecem das 13h às 14h, quando serão exibidas as obras “Aves do Ceará” e “fragmento-KYMERA”.
Estão sendo ofertadas 30 vagas e as pessoas interessadas devem se inscrever via Sympla neste link. Cada participante deve vir com um acompanhante.
Durante a sessão, a sala passará por uma série de ajustes para tornar a experiência mais confortável e acessível para o público alvo, como redução do volume, ajuste na iluminação e no roteiro das obras que serão exibidas.
Programação
Performance Dança-Libras: “Felizes para Sempre”
Data: 15 de setembro (domingo)
Horário: 17h
Local: praça
Sessão adaptada na sala imersiva para pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (Parceria com a Associação Fortaleza Azul)
Data: sábados de setembro (14, 21 e 28 de setembro)
Horário: 13h às 14h
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)
Público-alvo: pessoas neurodivergentes e com Transtorno do Espectro Autista
Inscrições: via Sympla neste link.
Com informações da Igbá Agência.