Fortaleza recebe selo Cidade Amiga das Árvores por boas práticas de plantio e cuidado com as plantas urbanas

política

Fortaleza é oficialmente reconhecida como Cidade Amiga das Árvores pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), recebendo o selo pelas boas práticas de plantio e cuidado com árvores urbanas. O reconhecimento ressalta as cidades brasileiras que se destacam na gestão de suas áreas verdes e está associado ao programa internacional Tree Cities of the World.

De acordo com Luciana Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a certificação reflete o compromisso contínuo da Prefeitura de Fortaleza com a preservação e expansão do verde urbano. “Este selo coloca Fortaleza em destaque nacional pelo seu planejamento e gestão eficaz das áreas arborizadas”, ressalta Luciana.

Para obter o selo, as cidades precisam atender a cinco critérios essenciais: estrutura organizacional, corpo legal, dados censitários, recursos financeiros e atividades de celebração. 

Plano de Arborização 

Entre janeiro e setembro (até 11/09), mais de 66 mil mudas de diversas espécies foram plantadas e distribuídas na Capital, por meio do Plano de Arborização de Fortaleza. Se contabilizarmos desde o ano de 2021, foram 261 mil mudas, contemplando praticamente todos os bairros da cidade. 

Estes números são reflexo de vários projetos que integram o Plano de Arborização como “Árvore na Minha Calçada”, “Uma Criança, Uma Árvore” e o “Sementinha”. A arborização urbana não apenas melhora a qualidade do ar e a permeabilização do solo, mas também enriquece a qualidade de vida dos cidadãos.

Dentre as árvores mais procuradas para plantio estão os ipês, também conhecidos como caraúbas. A espécie é a Árvore Símbolo de Fortaleza, conforme consulta pública realizada pela Seuma em junho de 2020. 

Só em 2024, foram plantados 618 ipês amarelos. Na primavera, a cidade ganha os tons amarelo, roxo e rosa dos ipês, que estão em temporada de floração.

Selo Cidade Amiga das Árvores

A cerimônia de entrega do selo será realizada no dia 24 de setembro de 2024, durante o XXVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, na sede do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, Pará, juntamente ao V Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana.