A Coligação Mudar Para Avançar (PP, PDT, MDB, PL, PRD e Solidariedade) ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Maria Ivoneth Braga de Sousa, candidata à prefeita de Pedra Branca, e seu vice, Sebastião Pinto, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O atual prefeito da cidade, Matheus Pereira Mendes, também figura como réu na ação.
Segundo consta na petição, há irregularidades na campanha eleitoral dos candidatos. A coligação acusa o prefeito Matheus Mendes de utilizar a máquina pública para favorecer a candidatura de Ivoneth Braga, sua apadrinhada política, numa manobra para garantir a continuidade de seu grupo no poder.
Um dos pontos questionados é a contratação de 761 servidores temporários no período vedado pela legislação eleitoral.
Segundo a denúncia, tal prática configura abuso de poder, pois o prefeito estaria trocando empregos por votos, beneficiando diretamente a campanha de sua sucessora.
Na inicial é apontado a realização de eventos públicos em que foram sorteados motos e eletrodomésticos com ampla divulgação nas redes sociais oficiais da prefeitura. No entendimento da autora, este fato fere a legislação eleitoral e caracteriza promoção pessoal em benefício da candidatura de Ivoneth.
O processo 0600192-84.2024.6.06.0059 foi ajuizado no último dia 17 de setembro e aguarda a decisão do juiz 059ª zona eleitoral de Pedra Branca.
O outro lado
Até o fechamento desta matéria não obtivemos contato com os denunciados. Se tiver respostas, iremos atualizar.