A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta sexta-feira (27/09), a segunda etapa das obras de urbanização nas 48 ruas da Comunidade Jagatá, no bairro Jangurussu. As vias foram contempladas com um novo sistema de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação em intertravado e asfalto e novas calçadas. As intervenções fazem parte do Programa de Urbanização e Mobilidade de Fortaleza (Proinfra) e foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
“O Proinfa veio para trazer dignidade, bem-estar, saúde e autoestima às populações das periferias de Fortaleza que ficavam na lama no período de chuvas. Antes, essa região tinha um canal aberto que sangrava e as pessoas mal conseguiam andar nas ruas. Por isso, fizemos um trabalho de drenagem para que hoje a população consiga andar de maneira confortável, com a possibilidade da passagem de carros, ônibus de coleta seletiva e ambulâncias”, detalhou Roberto Resende, titular da Infraestrutura.
As obras de urbanização visam eliminar os pontos de alagamento que eram recorrentes na região durante o período chuvoso, garantindo assim mais dignidade, acessibilidade e mobilidade para os 15 mil moradores da Comunidade Jagatá.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Fortaleza entregou a primeira etapa das obras, onde foram concluídas outras 18 ruas na comunidade. Totalizando 66 vias contempladas com as melhorias. O investimento realizado pela gestão municipal foi de cerca de R$ 61 milhões.
Rilândia Ferreira mora desde criança na comunidade Jagatá, e tem acompanhado as mudanças no local. Ela, que tem lembranças de andar na lama, agora poderá construir novas memórias nas ruas da comunidade com seu filho, Mateus, de nove meses.
“Nós que começamos a morar aqui há tanto tempo, era comum andar na lama de chinela. Hoje, já posso colocar até um salto para andar aqui. Sempre sonhamos com essa transformação, e hoje nós vemos nossas crianças felizes aproveitando esse espaço. Nossa gratidão é infinita”, afirma ela.
Quem também tem se beneficiado com a urbanização da comunidade é Valdeiris Moura. O trabalhador da construção civil teve que abandonar a profissão por um problema de saúde. Com a reforma da sua rua, surgiu a oportunidade perfeita de abrir uma pequena mercearia em sua casa, em uma região que se tornou mais atrativa para quem passa por ela.
“Foi uma maravilha essa reforma. Ninguém conseguia passar de carro aqui, e quando o canal enchia a gente tinha medo de desabamento. Agora tudo mudou, e pretendo ampliar meu comércio porque as ruas ficaram bem melhores”, conta.
Proinfra
O Proinfra é voltado para a urbanização e revitalização de vias em diversos bairros da cidade. O foco do programa é transformar ruas que antes eram de terra batida e sem infraestrutura de drenagem, por meio da construção de galerias pluviais, rede coletora de esgoto, pavimentação em intertravado e asfalto, além da implantação de novas calçadas. Essas melhorias visam aumentar a mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida dos moradores.
Até o momento, o Proinfra já urbanizou 863 vias e implantou mais de 310 km de melhorias viárias, com um investimento total de R$ 680 milhões. O programa beneficiou cerca de 140 mil pessoas em comunidades carentes de Fortaleza.
As obras já foram concluídas em 19 localidades, incluindo a Comunidade Alto Alegre (São Bento), Comunidade 7 de Setembro (Siqueira), Planalto Vitória (Canindezinho), Renascer (Siqueira), Nova Portuguesa (Jangurussu), Pedras, Ancuri, Jagatá, São Miguel (Curió), Aracapé, Barroso, Vila Cazumba (Cidade dos Funcionários), Santa Fé (Ancuri), Comunidade Marrocos (Siqueira), Presidente Vargas, Conjunto Palmeiras, Dias Macedo, Parque Santa Maria e, recentemente a comunidade Travessa dos Sonhos (Itaperi).