Posto de saúde Sandra Nogueira é entregue para a população do Vicente Pinzón após reforma

nacional

Nesta segunda-feira (30/09), o posto de saúde Sandra Maria Faustino Nogueira, no bairro Vicente Pinzón, na Regional de Saúde II, retomou os atendimentos à população em sua sede. O equipamento foi contemplado no pacote de investimentos na saúde do Município e recebeu diversas melhorias estruturais para melhor atender os usuários, profissionais de saúde e comunidade.

Ao todo, a unidade básica atende mais de 19 mil pessoas do bairro e do entorno. No edifício, a população será atendida por quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), duas equipes de Saúde Bucal, além de 20 agentes comunitários de saúde (ACS), que farão a cobertura da região. 

Durante a reforma das unidades de saúde, a Prefeitura garante o atendimento à população de forma descentralizada na mesma Regional de Saúde em que o usuário está inserido. Nesse período, os serviços do Sandra Nogueira estavam distribuídos nos postos de saúde Aída Santos e Odorico de Moraes, além do Centro Universitário Unifanor. 

“Eu considero que a Atenção Primária de Fortaleza passa por uma verdadeira revolução. Nós saímos de 71.7% e chegamos a 80% de cobertura. Foram 18 novos postos, outros tantos requalificados, e nunca avançou-se tanto. Também temos trabalhado na rede hospitalar, entregamos recentemente o Gonzaguinha de Messejana e iniciamos hoje a reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição”, celebrou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

A aposentada Maria de Fátima da Rocha é uma antiga usuária do posto Sandra Nogueira, onde recebe medicamentos para o filho, que sofreu uma paralisia cerebral ao nascer. Para ela, o retorno das atividades no posto trouxeram mais conforto e segurança. “Eu sempre venho aqui pegar medicamentos pro meu filho, que tem 28 anos e não pode se movimentar sozinho. Com a reforma, eu estava tendo que me deslocar, não era muito longe, mas é bom ter um posto novo e bonito perto de casa. Eu gostei muito de como ficou, tá limpo, organizado e tudo muito bem feito”. 

Intervenções

Totalmente modernizado, a unidade básica recebeu a manutenção da cobertura, instalação do piso tátil, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, recuperação estrutural, nova pintura do edifício, recuperação das portas, revestimento cerâmico, instalação de torneiras com acionamento por cotovelo, colocação de gradil, entre outras melhorias. Ao todo, o equipamento recebeu investimento de R$ 1.4 milhão, com obras executadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).

 Estrutura da unidade

O posto de saúde Sandra Nogueira possui área construída de 651,30 m² e conta em sua estrutura com nove consultórios, salas para procedimento de enfermagem, coleta laboratorial, prevenção ginecológica, vacina, curativo, observação, além de espaços para coordenação, farmácia, banheiros com acessibilidade, dentre outros ambientes. 

Diferenciais

O equipamento conta com os serviços da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano (SAMA/PCLH). O espaço é exclusivo para apoio materno ao ato de amamentar e incentivo a doação de leite. Ao todo, a Prefeitura de Fortaleza conta com 26 Salas deste serviço, sendo 21 instaladas em postos de saúde e outras cinco em maternidades municipais. 

Além disso, a unidade de saúde também dispõe do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que trabalha o desenvolvimento das crianças potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências. O atendimento é direcionado a crianças na primeira infância. Ao todo, a Rede Municipal conta com 20 NDIs, situados nas seis Regionais de Saúde da Capital.