Prefeitura de Fortaleza assina ordem de serviço para reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição

nacional

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assinou, nesta segunda-feira (30/09), a ordem de serviço para início da reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no bairro Conjunto Ceará. A intervenção será feita na ala mais antiga da unidade, em uma área de 2,8 mil m².

“A parte do hospital que será reformada já estava com uma estrutura muito precária, apresentando riscos aos profissionais e pacientes. Foi necessário um planejamento com muita responsabilidade para que essa área fosse reformada, assim como temos feito em outros hospitais como os Gonzaguinhas e Frotinhas”, explicou Galeno Taumaturgo, titular da Saúde. 

Mesmo com as intervenções, a unidade segue funcionando com atendimento obstétrico 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, todos os pacientes internados, profissionais e equipamentos da ala reformada foram transferidos para as outras maternidades municipais (Gonzaguinha da Barra do Ceará, José Walter e Messejana). 

A reforma contemplará uma área de 2,8 mil m², onde ocorrem as internações. O cronograma das intervenções inicia com o isolamento da área e remanejamento de equipamentos. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), com investimento de, aproximadamente, R$ 30 milhões. O prazo para entrega é de 24 meses.

Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)

O HNSC se localiza na 4ª etapa do Conjunto Ceará e oferece serviço de internação em obstetrícia com atendimento 24h por dia. A unidade possui 78 leitos, divididos em seis salas de pré-parto e parto e pós-parto (PPPs), 22 leitos de alojamento conjunto e berçário, 32 leitos clínicos, sete leitos de observação, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINco), dois leitos de sala vermelha e uma sala cirúrgica. Além disso, possui Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano. 

Requalificação da rede hospitalar

A obra faz parte do cronograma de ações municipais para a requalificação da rede hospitalar de Fortaleza, que prevê reforma ou reconstrução dessas unidades. A linha materno-infantil de Fortaleza está sendo ampliada gradativamente. Em 2022, foi entregue o novo Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter (Gonzaguinha do José Walter), com sua capacidade ampliada em 185%. Neste mês, a Prefeitura entregou a primeira etapa das obras do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (Gonzaguinha de Messejana), com acréscimo de 40% em sua área construída, além do acréscimo de leitos, que passou de 85 para 107, registrando um aumento de 25% em sua capacidade.

Além da rede materno-infantil, o município também tem atuado na requalificação de hospitais de trauma. O Frotinha de Messejana, por exemplo, foi totalmente requalificado e entregue em abril deste ano, e passou de 71 leitos para 92, um acréscimo de quase 30%.