Maracanaú tem quatro Lagoas próprias para banho em outubro

política

O município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, tem a maioria das lagoas próprias para banho. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura de Maracanaú, realizado entre 3 de setembro e 3 de outubro de 2024.

O boletim aponta que as Lagoas do Acaracuzinho, Pajuçara, Jaçanaú e de Maracanaú atendem aos critérios de balneabilidade conforme a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente — Conama.

O boletim aponta que entre as impróprias para banho estão apenas o Açude do Antônio Justa e a Lagoa do Mingau.  A Prefeitura de Maracanaú informou ao PODER 85, por meio da Semam, que tem como meta a despoluição desses recursos hídricos do Município. A análise nos corpos hídricos de Maracanaú será realizada semanalmente, no período de 6 meses.

PROTEJA-SE

É importante conhecer as condições de balneabilidade antes de entrar em contato com as águas de uma praia, rio ou lagoa. Essa iniciativa evita risco à saúde, pois se a mesma estiver imprópria para banho ela pode transmitir várias doenças, como amebíase, febre tifoide, hepatite infecciosa e cólera.