Em reunião de secretariado, Sarto destaca a conclusão de 90% do plano de governo e garante a continuidade das obras iniciadas

política

O prefeito José Sarto informou, nesta quinta-feira (10/10), que a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza já concluiu mais de 90% das metas do plano de governo até o mês de outubro de 2024. A declaração foi dada durante a primeira reunião de secretariado após a campanha eleitoral. Sarto reafirmou o compromisso de seguir com o cronograma das obras iniciadas durante seu mandato e apontou as prioridades do Executivo municipal para os últimos três meses de 2024.

“Tenho orgulho dos números que conquistamos. Até este mês, nosso plano de governo foi executado em 90%. As obras não vão parar, e vamos continuar trabalhando em projetos de grande porte, como o novo Gonzaguinha de Messejana e o novo Cuca do Vicente Pinzón. Outras obras menores, como escolas e creches, deverão ser concluídas nos próximos três meses. Isso é um recorde, especialmente considerando que, nos dois primeiros anos da minha gestão, enfrentamos o pior momento da pandemia de Covid-19”, destacou Sarto.

“Na área da saúde, por exemplo, vamos entregar o posto de saúde Carlos Ribeiro, que será uma unidade de grande porte. Além disso, vamos avançar o máximo possível no Gonzaguinha de Messejana, cuja primeira etapa já foi entregue com 38 leitos. Outras obras de menor porte, que já estão em fase final, serão concluídas, como a da Heráclito Graça, resolvendo um problema histórico de alagamentos na cidade”, completou o prefeito, destacando as prioridades das obras.

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), corroborou as declarações do prefeito e reforçou a continuidade dos trabalhos. “Temos obras em três estágios. As que estão em andamento continuarão em execução. As que estão em fase de conclusão serão entregues ainda este ano, como a Praia de Iracema e a obra de drenagem da Heráclito Graça, ambas aguardadas pela população. Já as que ainda não foram iniciadas, a futura equipe de transição decidirá se serão executadas ou não”.

Reunião de secretariado

Durante a reunião de secretariado, a gestão do Executivo Municipal destacou a conclusão de 90% das metas do plano de governo do prefeito José Sarto.

Na área da educação, desde 2021, foram entregues 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 10 novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e sete escolas de tempo parcial. Além disso, 18 Escolas Areninha foram implantadas, oferecendo reforço em língua portuguesa, matemática e inglês no contraturno escolar. Em 2023, foi implementado o Passe Livre Estudantil, beneficiando mais de 200 mil estudantes de Fortaleza e já oferecendo mais de 13 milhões de passagens gratuitas.

Na saúde, o município conta com 15 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seis novos consultórios de rua e 23 novas Farmácias-Polo. Durante a atual gestão, também foi implementado o programa Vem Saúde, com seis carretas que funcionam como postos de saúde itinerantes e 31 Tuk-Tuks dos Remédios, que entregam medicamentos em domicílio.

Nos últimos três anos e meio, 206 praças e Areninhas foram requalificadas. A Prefeitura de Fortaleza também renovou e transformou espaços de importância turística, comercial e viária, como a Ponte dos Ingleses, o Beira-Rio da Barra do Ceará, a Praia de Iracema e a nova Beira Mar de Todos. Na área da segurança pública, a Prefeitura ampliou a política de videomonitoramento e ciclopatrulhamento e criou o Grupo Especializado Maria da Penha (Gemp), voltado para o combate à violência doméstica contra mulheres.

A geração de emprego e renda na capital também foi enfatizada, com o incentivo ao empreendedorismo. Foram inaugurados quatro conjuntos de Boxes do Empreendedor (Beira-Rio, Messejana, Alto da Paz e Lagoa do Opaia). Com os programas Fortaleza Mais Futuro e Fortaleza Capacita, foram realizadas mais de 80 mil capacitações, além da entrega de 794 Carrinhos Empreendedores.

A atual gestão também promoveu e valorizou a carreira dos servidores municipais, com a realização de concursos públicos. Foram realizados os maiores concursos da história de Fortaleza para professores e profissionais de saúde, com mais de 2.000 vagas em cada. Concursos também foram realizados para a contratação de 1.000 novos guardas municipais e para servidores na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e na Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).