Centro de Eventos sedia evento nacional de turismo nesta quinta e sexta-feira com mais de 5 mil profissionais

economia

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) participa da 13ª edição do BTM – Brazil Travel Market, quinta e sexta-feira (24 e 25/10), no Centro de Eventos do Ceará. Um dos principais eventos B2B (business to business) de turismo do país, o BTM é realizado em Fortaleza desde 2021. Para este ano, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 5 mil profissionais do setor, 192 expositores e 200 agentes nas rodadas de negócios.

A Setfor estará presente no evento de duas formas: no estande da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), com a divulgação dos atrativos de Fortaleza, e no I Encontro Regional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) no Nordeste, que faz parte da programação do BTM.

“É com muita alegria que recebemos por mais um ano o BTM em Fortaleza. Ele traz inúmeros benefícios para a cidade, pois além de atrair visitantes do turismo de negócios, ainda mostra na prática todo o potencial da Cidade”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, que participa da abertura do evento na manhã de quinta-feira.

I Encontro Regional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) no Nordeste

Como parte da programação do BTM, a Setfor participa, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, do I Encontro Regional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) no Nordeste.

O coordenador de Projetos Inovadores da Setfor, Janaildo Sousa, estará presente em dois painéis, com os temas “Compartilhando as práticas dos Observatórios” e “Inovação e Inteligência na Pesquisa para Observatórios”.

Para Janaildo Sousa, o evento representa uma oportunidade única para fortalecer as ações de pesquisa e monitoramento no turismo, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para o setor. “Essa integração é essencial para um turismo mais sustentável, inteligente e inclusivo, beneficiando tanto os turistas quanto a comunidade local, pois, sem pesquisa, não é possível compreender o mercado nem planejar de forma eficiente”, destaca.

O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, ressalta a importância de a cidade ter um núcleo como o Observatório do Turismo de Fortaleza, uma demanda antiga do setor. Segundo ele, com a implantação do Observatório do Turismo, a Setfor tem conseguido fornecer dados importantes para a tomada de decisões no setor do turismo, tanto no âmbito público quanto no privado.

O Observatório do Turismo de Fortaleza também tem recebido a visita de interessados de várias partes do país, como Recife (PE) e Gramado (RS), para conhecer o núcleo, antes de implantar em suas cidades.