Selo Alece ESG avança para etapa de reconsideração de pedidos de avaliação

nacional

O processo de avaliação dos municípios que se inscreveram no Selo Alece ESG avançará para uma nova etapa, no dia 11 de novembro, quando terá início a reconsideração de pedidos de avaliação dos dados informados à Comissão de Avaliação, composta por membros de diversos setores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A iniciativa premiará as  cidades que comprovarem ações de gestão pública alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental de governança. De acordo com Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, o período de avaliação foi iniciado no dia 9 de setembro e toda a documentação dos indicadores respondidos nos municípios, na etapa de autoavaliação, foram analisados.

A partir de então, a Comissão de Avaliação iniciou o trabalho de verificação de todo o material, para concluir quais municípios estão aptos a ter uma certificação prévia e passarem para a próxima fase do processo.

“Embora no calendário essa etapa fosse até o dia 8 de novembro, nós aceleramos o processo, para que os municípios tenham maior período de reconsideração da documentação. Já enviamos as notas dos municípios, quais tiveram êxito nessa etapa e se conseguiram pontuação suficiente para uma certificação prévia”, informa Amanda Melo.

Em posse desses documentos emitidos pela Comissão de Avaliação, os municípios vão verificar se têm evidências a mais para serem inseridas, para que suas notas possam aumentar. O período de reconsideração formal vai do dia 11 até o dia 18 de novembro. Os resultados serão encaminhados para os e-mails que os representantes informaram no ato de inscrição no Selo Alece ESG.

“Finalizada a etapa de reconsideração, a Comissão de Avaliação vai novamente a campo para avaliar se houve alguma diferença nas pontuações acumuladas. Essa nova avaliação vai até o dia 6 de dezembro. Pedimos que os municípios fiquem sempre de olho nos e-mails, pois enviaremos a decisão final, entre o dia 9 e o dia 13 de dezembro”, alerta a articuladora. Segundo ela, a previsão é de que o evento para a certificação dos municípios que obtiveram êxito em todas as etapas do processo ocorra ainda em dezembro deste ano.

 

SELO ALECE ESG

A iniciativa, lançada em junho deste ano, por meio da Resolução  n.º 766/24, é realizada por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, com parceira do Governo do Estado e apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).  O Selo Alece ESG busca estimular o desenvolvimento sustentável das cidades, visando a implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual.

O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” será concedido bienalmente. O selo terá três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).