A semana mais aguardada do mês de novembro pela Educação de Fortaleza chegou! A partir da terça-feira até sexta-feira (26 a 29/11), mais de 57 mil alunos das escolas municipais vão fazer o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Neste primeiro dia de avaliação, 19.495 mil alunos do 9º ano, de 142 unidades escolares, realizaram a prova. Na quarta-feira (27/11), será a vez dos estudantes do 5º ano e, por último, na quinta e sexta-feira (28 e 29/11), os alunos do 2º ano.
Os dias de Spaece são especiais para a Rede de Ensino, pois marca o encerramento de um ciclo de aprendizados e muita dedicação de toda a comunidade escolar. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, explica que a avaliação é um termômetro do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “O Spaece é uma forma de medir os avanços e identificar onde ainda podemos melhorar. É por meio dele que se consegue planejar intervenções e buscar novos investimentos para que a nossa Rede avance cada vez mais”, pontua.
Para preparar os estudantes para avaliações externas como o Spaece, Dalila ressalta que Fortaleza conta com um currículo voltado para o fortalecimento da aprendizagem. Ao longo do ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza diversas estratégias como a Caravana Aprender+ para incentivar e preparar os alunos. Além disso, outra ação importante é a Avaliação Diagnóstica de Rede, de forma censitária, com testes em Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na manhã desta terça-feira (26/11), a Escola Municipal Professora Maria José Macário Coelho, no Passaré, recebeu os alunos em clima verde escuro, cor que simboliza o mês dedicado ao Spaece na Rede de Ensino. A decoração da unidade lembrava à comunidade escolar que chegou o grande dia. “Ao longo de todo ano, a gente participou de aulões e atividades para o Spaece. A prova é importante para nossa turma porque testamos nossos conhecimentos”, pontua o estudante Matheus Santos de Oliveira, do 9º ano. Ele ainda acrescenta: “Como presidente do Grêmio Escolar e bolsista do Programa Bolsa Nota 10, tenho percebido os avanços que tivemos na escola nos últimos anos”.
Após o término da prova, a estudante Karol Queiroz,do 9º ano, disse que “Tava todo mundo bem tranquilo. Pelo menos na minha sala, ninguém estava tenso. Não foi fácil, afinal é uma prova nível Spaece. Mas acredito que fiz uma boa avaliação. Nossa escola nos deu bastante apoio; tivemos aulões na Areninha e muitas aulas de preparação”. Karol é mais uma aluna integrante do grêmio da unidade, ao lado do colega Matheus.
Caravana Aprender+
Inserida no calendário letivo anual, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a Caravana Aprender+ com a missão de incentivar e preparar os estudantes para o Spaece. A programação ocorre o ano inteiro, por meio dos Distritos de Educação e das próprias escolas. No mês de novembro, inserem-se mais atividades à caravana, como rodas de conversas com pais e estudantes, simulados, aulas motivacionais e cerca de 750 aulões extras nas unidades escolares. Toda a agenda se propõe a melhorar a aprendizagem dos alunos e tirar dúvidas antes do exame.
Spaece 2024
A edição 2024 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) ocorre de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura.
Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Spaece tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.
Desempenho em 2023
Segundo dados do Spaece 2023, Fortaleza manteve a linha histórica de alfabetização dos alunos no nível desejável. A alfabetização de Fortaleza, em 2023, teve o crescimento de 32 pontos em relação a 2022: a proficiência no Spaece Alfa (2º ano) foi de 196 pontos, enquanto no ano anterior foram 164. Destaca-se ainda, que o crescimento atingido foi o melhor, considerando a série histórica de 2012 a 2023. Além disso, em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa. Em 2022, a porcentagem era de 75,2%.