O Ministério da Defesa (MD) completou, nesta terça-feira (10), mais um aniversário de criação. Ao longo de 26 anos, a pasta coordena as ações das Forças Armadas para assegurar a integridade territorial, a defesa da soberania e a garantia dos poderes constitucionais. A data foi celebrada com uma cerimônia militar, no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), que evidenciou feitos históricos e as entregas em prol da nação e do povo brasileiro, além dos avanços da Defesa.
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, ressaltou a atuação da pasta para promover maior interação e interoperabilidade nas ações conjuntas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica que, segundo ele, exercem suas funções com capacidade, organização e prontidão sempre que preciso. “A manutenção da soberania no mar, em terra e no ar, somente se pode realizar se tudo isso for feito de forma conjunta, complementar, com sinergia e propósito. Todo esse esforço reflete a indiscutível identidade entre o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e o povo brasileiro”, disse durante a solenidade.
José Mucio destacou, ainda, os programas estratégicos, o desenvolvimento da indústria de defesa, a amplitude de inserções de temas da defesa na sociedade, bem como a ajuda em momentos de calamidade. “Evidenciamos entregas efetivas, como a produção de navios e submarinos em nossos estaleiros; a pesquisa antártica; o início do estabelecimento de um novo campus do ITA, no Ceará; um novo centro de desenvolvimento tecnológico aeroespacial, na Bahia; o desenvolvimento de tecnologias de ponta, como a nuclear, a cibernética e a espacial; e tantas outras, que fazem de nossa indústria de defesa um polo regional de alta qualidade”, completou.
