Salmito elogia equilíbrio fiscal do Governo do Ceará durante audiência na Assembleia

economia política

O deputado estadual Salmito (PSB) participou, nesta terça-feira (10/06), da audiência pública de demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2025, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O encontro, conduzido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), teve como objetivo garantir transparência na gestão orçamentária e prestar contas à população e ao Parlamento.

Durante a audiência, Salmito elogiou o trabalho do secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes; da secretária-executiva do Tesouro e Metas Fiscais, Roberta Pita; e de toda a equipe da Sefaz, além de destacar a liderança do governador Elmano de Freitas.

“Quero parabenizar o secretário Fabrízio, todo o seu time da Secretaria da Fazenda, a secretária-executiva Roberta e especialmente parabenizar o governador Elmano de Freitas. Ele consegue ter a racionalidade que se faz necessária, que se faz indispensável a quem está na gestão pública: o cuidado com o dinheiro público, o dinheiro da população. A responsabilidade com as contas públicas é algo que o estado do Ceará pratica, e pratica bem, sob a liderança do governador Elmano. Ter esse cuidado, esse zelo com os recursos públicos do povo cearense e, ao mesmo tempo, garantir que esse dinheiro retorne para a população na forma de políticas públicas é essencial”, afirmou o parlamentar.

Salmito ainda ressaltou o papel do Estado como indutor de políticas públicas em áreas essenciais: “Estamos falando de um Estado que é indutor, que estimula, que constrói uma política de educação que é exemplo; que estrutura uma rede pública de saúde que também é referência no Brasil; e que desenvolve uma política pública de desenvolvimento econômico que hoje é modelo para o país”.

A audiência foi presidida pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) com a participação de outros parlamentares, como Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Tin Gomes (PSB) e Guilherme Landim (PSB), além da secretária-executiva do Tesouro e Metas Fiscais da Sefaz, Roberta Pita.

A apresentação das metas fiscais reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a transparência, o equilíbrio orçamentário e a aplicação eficiente dos recursos públicos, contribuindo para um estado mais forte e com mais justiça social.