Governador Elmano fracassa na apuração do desvio de armas e munição do seu Governo

política

Um esquema de desvio de armas e munições, incluindo fuzis, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará, é alvo de investigações. O extravio de armas de fogo e munições da Secretaria da administração Penitenciária do Ceará – SAP em 2023, era tratado de forma obscura, entretanto, venho a tona pelo deputado de oposição Sargento Reginauro em setembro de 2024.

De acordo com o parlamentar, no ano de 2023, uma arma pertencente ao Estado foi encontrada em posse de um criminoso capturado em outro estado, e a própria secretaria desconhecia o desaparecimento da arma. “Agora, a Polícia Civil apreendeu armas que estavam em posse de um ex-servidor, que está desaparecido. Um homem de confiança da secretaria. E o pior: não temos nada claro sobre isso. Polícia Civil e Controladoria estão investigando, mas nenhum dado está disponível para sabermos quantas armas estão desaparecidas”, relatou.

O sumiço foi registrado no Diário Oficial do Estado no dia 13 de março de 2025, através do Processo Administrativo Disciplinar (PORTARIA CGD Nº170/2025), que foi instaurado em face do supervisor do Núcleo de Armamentos (NUARM), responsável pelo material.

Em abril deste ano, o deputado Sargento Reginauro (União) voltou a cobrar explicações do Governo Elmano de Freitas, pedindo que a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) encaminhe resposta a um requerimento, aprovado em 2024, solicitando explicações sobre o suposto desaparecimento de armas de responsabilidade do órgão estadual.

Providências da SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização tomou como primeira medida o afastamento do policial penal da função de organização das armas, comunicando o fato para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

No decorrer do período do afastamento e investigação, o policial penal Rocky Marciano Lopes Nogueira deixou de comparecer ao serviço e abandonou o emprego que exercia na Secretaria. Tal situação levou a SAP a formalizar a condição de “abandono de cargo público” do servidor.

Apesar de a SAP citar que formalizou o abandono do cargo, a reportagem consultou em 13/06/2025, no Portal da Transparência que Rocky Marciano permanece como situação ativa e tem vencimento mensal que ultrapassa R$ 14 mil, já somadas as gratificações

Silêncio do Governador do Ceará

Em meio a violência no Ceará, em que guerra de facções, assaltos e mortes por armas de fogos são uma realidade diária, é muito grave que armas e munições do Governo do Ceará estejam abastecendo criminosos.

É neste contexto que o silêncio do Governador do Ceará Elmano de Freitas alimenta a oposição e trás outra pergunta: o governador sabe e tem o controle do que acontece em sua gestão?

Pode até ser que a população não entenda o papel do Governador, todavia é extremamente importante da gestão pública, que ele deva saber o quantitativo das armas e munições foram extraviadas.

Até agora o Governo do Ceará fracassou na apuração e nos esclarecimentos de quantas armas e munições desapareceram, de quantas foram recuperadas, se é que foram. Tudo isso é grave, seja intencionalmente, por incompetência ou por mero desconhecimento, e o silêncio do Governador Elmano de Freitas grita.

Omitir esses dados, ajuda e esconder o prejuízo financeiro, de quantos milhões de reais foram retirados ilicitamente do patrimônio público, por outro lado, o Governo põe as vidas da população cearense em risco.