Efeito Luana do Crato: humoristas cearenses são recebidos pelo Governador Elmano 

política

Há poucos dias, a alegria e o riso da Luana do Crato, personagem do ator Luciano Lopes, deu lugar a uma fala séria, revelando a insatisfação dos humoristas cearenses com o Governo do Ceará, após o resultado do 14º edital – Ceará das Artes – Humor. Foi graças a repercussão que o desabafo de Luana do Crato tomou, que o Palácio do Abolição abriu as portas aos profissionais do riso, para uma audiência com o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT).

O encontro dos artistas do riso com o governador Elmano de Freitas foi na sede do Governo do Ceará, no Palácio do Abolição. Durante a audiência articulada pelo humorista Lailtinho Brega, duas dezenas de humoristas deram voz a reivindicações históricas da classe. Na oportunidade, foi apresentado ao governador, o projeto “Ceará Feliz”, iniciativa que propõe políticas públicas voltadas ao fortalecimento da comédia como expressão cultural, linguagem pedagógica e força econômica.

O governador Elmano de Freitas prometeu valorizar o segmento do setor do entretenimento.  “Estive reunido com humoristas para dialogar sobre as demandas do setor e pensar juntos em caminhos para fortalecer ainda mais essa arte tão potente, que é marca registrada do nosso estado. O humor movimenta a cultura, gera empregos e leva o nome do Ceará para o Brasil e o mundo. Seguiremos juntos, valorizando quem faz rir e emociona com talento e criatividade”, afirmou.

Estiverem presentes na audiência com o governador, o secretário de Turismo do Estado, Eduardo Bismarck, e do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e os artistas da comédia cearense: Madame Mastrogilda, Mateus Cidrão, Seu Sérgio, Roberto Rizzo, Ciro Santos, Titela, Víctor Alen, Hiran Delmar, entre outros representantes de diferentes gerações e estilos.

A reunião marcou um momento simbólico e prático: o humor cearense, que por tanto tempo habitou os palcos populares e conquistou o país com sua espontaneidade, agora reivindica seu espaço como política pública. O Ceará Feliz é mais do que um projeto — é um manifesto coletivo de quem faz da arte de rir um ato de resistência, identidade e esperança. O governador Elmano de Freitas prometeu um novo encontro daqui a três semanas para começar os trabalhos desse novo projeto apresentado por Lailtinho e os humoristas do Ceará.

Sobre o Ceará Feliz

O projeto reúne propostas em torno da circulação artística, da educação e da mobilidade cultural dos humoristas. Entre os pontos discutidos estão a criação de um programa de descontos em passagens aéreas para artistas cearenses que se apresentam em outras regiões do país, promovendo o nome do Estado nacionalmente; a realização de espetáculos gratuitos de humor em equipamentos públicos como o Centro Cultural do Cariri (Crato), a Casa de Saberes (Quixadá), e a Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim); e a inclusão de atividades de humor em escolas de tempo integral e unidades profissionalizantes, incentivando o uso da comédia como ferramenta pedagógica e criativa.