A Prefeitura de Fortaleza realiza, no dia 10 de setembro, o evento Diálogos Rumo à COP 30, reunindo na capital cearense grandes nomes nacionais e internacionais do debate sobre mudanças climáticas. Na ocasião, o prefeito Evandro Leitão vai assinar o Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Fortaleza e a Rede Global C40, além de anunciar ações importantes para o avanço da agenda climática local. O evento será realizado no Centro de Eventos do Ceará, no Salão Pecém, a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Rumo à COP30.
Além de uma sessão de abertura com apresentação de ações locais de enfrentamento às mudanças climáticas e anúncios importantes para a área, a programação vai contar com quatro painéis ao longo do dia. As discussões perpassam por temas como “O Futuro é Inclusivo e Sustentável”, “Oceano, Cidade e Cooperação Internacionais”, “Transição Energética Justa” e “Do Global para o Local: Como as Cidades Podem Liderar a Transição com Financiamento Climático”.
Entre os nomes já confirmados para o evento estão personalidades como João Vicente, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza; Artur Bruno, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan); Gabriel Tenenbaum, diretor de Implementação para a América Latina na rede C40; Flavia Bellaguarda, cofundadora e diretora presidente da LACLIMA; Gabriela Otero, líder do Movimento Blue Keeper e Economia Circular/ Pacto Global Brasil; Jurandir Picanço, consultor de energias renováveis da FIEC; Gabriella Costa, do Fundo Global para o Desenvolvimento das cidades; Hannah Kim, do Banco Mundial, entre outros.
Por que Fortaleza?
Ao reunir importantes personalidades globais comprometidas com o enfrentamento da emergência climática, a Prefeitura de Fortaleza reafirma o papel das cidades como espaços estratégicos para a implementação de ações inovadoras e eficazes de mitigação e adaptação, consolidando o caminho para uma cidade mais inclusiva e resiliente aos impactos do clima.
Inserida em uma das regiões mais vulneráveis do planeta, conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC sigla em inglês) Fortaleza tem assumido protagonismo ao adotar políticas pioneiras em mobilidade sustentável, transição energética justa, preservação dos oceanos e das zonas costeiras, inclusão social e fortalecimento da resiliência urbana.
Rede C40
A cidade de Fortaleza celebra, neste evento, a oficialização de sua participação na Rede C40, que reúne quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo, unidos no compromisso de enfrentar a crise climática em consonância com as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.
A cooperação internacional com uma instituição global dedicada exclusivamente ao enfrentamento da emergência climática nas cidades é fundamental para fortalecer a agenda local, alinhando-a a referências e boas práticas internacionais. A C40 tem como uma de suas principais premissas a promoção da justiça climática, contribuindo para que Fortaleza se torne cada vez mais resiliente, inclusiva e preparada para os desafios do futuro.
COP 30 no Brasil
A Conferência das Partes (COP) é um evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O órgão foi criado na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC ou UNFCCC, na sigla em inglês), e é composto por todos os 198 países que assinaram e ratificaram a Convenção.
A COP acontece anualmente, quando se reúnem os órgãos e personalidades mais relevantes envolvidos com o tema. O evento mobiliza parcerias dos setores públicos e privados, promovendo a implementação de ações climáticas.
Após duas edições realizadas em países cuja economia é fortemente baseada no petróleo, a COP30 acontecerá em novembro deste ano no Brasil, inserida no contexto amazônico, na cidade de Belém, no Pará.
Serviço
Diálogos Rumo à COP 30
Data: 10 de setembro de 2025
Horário: 8h às 17h
Gratuito
Inscrições no site Diálogos Rumo à COP 30