Salmito defende debate qualificado sobre segurança pública

política

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (09/04), o deputado estadual Salmito Filho (PSB) defendeu a qualificação do debate sobre segurança pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Em discurso na tribuna, o parlamentar ressaltou que o enfrentamento ao crime organizado e à violência deve ser tratado com seriedade, inteligência e dados concretos, e não com a exposição de vítimas ou acusações sem fundamento.

“Não será expondo pessoas, vítimas ou famílias que já sofrem com a injustiça, com a desigualdade e com a violência que vamos resolver essa questão”, afirmou. Salmito destacou que a política de segurança pública exige ações integradas e de longo prazo, como investimentos em inteligência policial e ampliação do efetivo — medidas que, segundo ele, estão sendo adotadas pelo governo do Estado.

O deputado também reforçou a importância da Polícia Civil no processo investigativo e lembrou que a Assembleia já autorizou a realização de um novo concurso para a corporação. “A inteligência da investigação é essencial para combater o crime de forma eficaz”, pontuou.

Salmito ainda afirmou com responsabilidade que os indicadores de crimes contra a vida no Ceará vêm apresentando redução e que essa tendência deve continuar. “Já vem diminuindo, como ocorreu nos últimos seis anos, por conta da política pública de segurança que o governador Elmano tem executado com firmeza e compromisso. E eu faço essa afirmação, como já tinha feito em fevereiro, com responsabilidade. Não se trata de adivinhação nem de chute, e muito menos eu me arriscaria a subir a esta tribuna para tratar de algo tão importante e delicado7 como o crime contra a vida — que é, inclusive, a razão de ser do poder público: proteger e defender a vida.”

Em resposta a falas da oposição durante a sessão, o parlamentar afirmou respeitar o papel oposicionista, mas fez um apelo por responsabilidade e equilíbrio nos discursos. “O debate vai continuar, e precisamos qualificá-lo. Mais do que isso: precisamos apresentar indicadores com fontes oficiais para entregar os resultados que o povo cearense tanto precisa e merece.”

O deputado também saiu em defesa do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que, segundo ele, tem conduzido os trabalhos de forma exemplar. “Imagino que, na emoção ou no entusiasmo, palavras possam ser usadas e depois até repensadas. Mas, pela grandeza de quem as proferiu, tenho convicção de que haverá um reconhecimento à altura, inclusive publicamente”, finalizou.